quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Catando Laranjas

Quantos de nós, não raramente, enfrentamos na vida grandes dificuldades.

Se olharmos ao nosso derredor, veremos que não somos os únicos a ter que comer o pão que “o diabo amassou”.

As grandes mentes do mundo, ao analisar este fato, dizem que as dificuldades fazem parte do aprimoramento do homem.

Reclamam os mais atingidos:

Porque é que muitos homens não sofrem tanto quanto nós?

Falha da nossa observação.

Pois que, na face da Terra, não há quem não tenha que enfrentar grandes dificuldades.

A diferença entre uns e outros é a natureza das dificuldades que têm que enfrentar.

O enfrentamento de cada dificuldade, que levam alguns a sofrer mais que os outros, é que poderíamos chamar de medida da qualidade moral do Espírito do homem.

Uns choram e se descabelam e extremados desistem de perseverar na busca das soluções.

Outros, no entanto, mais preparados pelo aprendizado que a vida lhes proporciona, pelejam a mais não poder e, como prêmios pelo desassombro encontram o caminho que devem seguir, solucionando problemas, contornando obstáculos, servindo de exemplo ao meio a que pertencem, enriquecendo o conhecimento, caminhando com segurança em direção à sabedoria.

Com boa vontade de enxergar a realidade, se quisermos, olharemos e veremos que eles seguem catando as laranjas que caem do seu jacá (as derrotas), para mais à frente, com todas elas lavadas, fazerem a laranjada (a vitória), refrescante e saborosa.

Assim, quem se digne a abaixar para catar as laranjas, logo estarão na posição de estar olhando e analisando a grande vitória.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Bocó de Mola

Quando criança se me chamassem de Bocó de Mola eu ficava muito ofendido.
O Boneco que apanha sempre está pronto para levar mais um sopapo e voltar a ficar em pé, teimosamente.
Através do tempo modificou-se o seu qualificativo. Hoje ele é sinônimo de persistência, de homem que não desiste, mesmo que os problemas não sejam solucionáveis, e os ferimentos do esforço sejam muito doloridos.
Se antigamente estes homens, os Bocós de Mola, eram tidos como subservientes e escravizáveis, hoje são aqueles que estão na vanguarda, puxando o crescimento da evolução social e espiritual do homem.
Neste meio, como em qualquer outro meio, homens existirão que nada valem, pois estão atrasados na compreensão da vida e, por isto, merecem de nós as nossas orações que lhes valham para que eles encontrem o caminho do progresso espiritual.
Mas a grande maioria, neste contexto temporal, são espíritos que estão comprometidos com a mudança da qualidade da vida deste planeta Terra.
Assim, apesar de todas as demonstrações do mal, continuam lidando com as injustiças e os vícios que o homem reuniu através dos milênios da sua história.
Estas lutas, cujas armas não são de fogo e nem de desintegração do átomo, têm campo em todas as frentes: Econômico, Político, Social, etc. e são travadas com a única arma que promove o progresso do Mundo e do Espírito: a Criatividade no amarmos uns aos outros.
Por isso, no enfrentamento das injustiças, do egocentrismo, e dos anseios desmedidos, estes homens comprometidos com o progresso, se verão, muitas vezes, amargando derrotas.
Sabem, porém, que estes momentos são necessários, pois que os novos costumes só serão implantados com o esforço extremo de cada um deles.
Podemos dizer, portanto, que os dias são chegados, e o mal, representado pelos homens recalcitrantes e que lutam para não perder as facilidades pessoais, tem o seus dias contados.
 
Contra a força dos Homens de Espírito de Renovação e de Justiça, não há no mundo quem a detenha.
É uma questão incondicional de ajustamento, válida para todo o Universo.
Que a qualidade do homem e de seu habitat seja correspondente aos desígnios de Progresso e que faz parte do Planejamento de Deus, destinando à sua Criatura mais Espetacular, toda a sua Criação Espetacular.
Portanto, os Homens vanguardeiros, precisam cuidar para que a convivência de todos seja marcada pelos anseios que todos possuímos desde a nossa Criação, que é de, através da transformação da natureza colocada à disposição de todos pelo Supremo Criador, transformá-la cada vez mais agradável para o nosso bom viver.