quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A Campa fria

A Campa “fria”

Vernil Eliseu – novembro/2011

vernileliseu.blogspot.com

 

A Campa fria, varrida pelo vento e úmida do orvalho que caíra à noite, parecia àquela hora da manhã, o horizonte distante e inatingível.

O meu coração, no entanto, qual magneto de dimensão incrivelmente expressiva, conseguia captar, entre uma batida e outra, o calor que emanava das energias espirituais ali concentradas.

Na busca no interior de minhas lembranças, se materializavam as figuras dos meus entes queridos. Meus tios, meus Avós, Sobrinhos, Irmão, Cunhado, Sogros e meus queridos Pais, juntos, felizes e sorridentes, davam-me as boas vindas.

A luz que se sobrepunha à luz soberana do Sol era um misto de raios mostrando cores que neste mundo não se conhece e chuvas parecendo lágrimas límpidas, fazendo que assistíssemos a um espetáculo jamais visto.

Fechei os olhos e continuei vendo a cena espetacular.

Comecei a orar.

As lágrimas escorriam-me pela face e as palavras que pareciam difíceis, como um exército de imensurável poder, saíram tranquilas e determinadas.

Pai abençoa a todos nós, encarnados e desencarnados, una os nossos corações para que sejamos um só nesta comemoração da visita que nos é permitida. Lembre a todos nós a Boa Nova de Jesus anunciando a morte da morte e exaltando a esperança do novo encontro a que estamos destinados, numa Sua casa de Luz.

Mas, como as conquistas ainda estão por ser conquistadas, direciona a todos nós, espíritos ainda ignorantes, a Misericórdia prometida por Jesus, com a finalidade de nos fortalecer nas lutas que ainda virão.

Nos encarnados implanta a vontade de viver para conquistar o estado de bem, na certeza da vida eterna e aos desencarnados permita um projeto de reencarnação que lhes possibilite alcançar a justiça.

Que neste dia de finados, não só os que estão neste quadro, mas todos, nos dois lados da vida alcancem a benção das preces que lhes são endereçadas.

Permita-me receber a benção das preces de todos os meus, assim como, de todo o coração lhes dou a minha benção das minhas preces.

As minhas lágrimas não são derramadas pela ausência deles, mas são derramadas por causa da alegria e da esperança que este encontro coloca em nossos corações e que se transformam na certeza da vida eterna, festejando desde agora, o nosso reencontro em um mundo divinal.

Que o nosso Pai Eterno esteja sempre conosco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Egoismo, o pior de todos]

Egoísmo, o pior de todos


 

Vernil Eliseu – 25/10/2007

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

O egoísmo, segundo as religiões que acreditam na reencarnação, é a pior das más qualidades dos homens.

 

Segundo estas religiões, a reencarnação se destina a permitir a progressão do espírito do homem.

 

Acreditamos nisso, também.

 

Mas, ao mesmo tempo em que qualificam o egoísmo como uma desgraça que impede que seja implantado na terra o bem, afirmam que ela é inerente ao estágio evolutivo do espírito do homem.

 

Explicam que o egoísmo, resquício do instinto de conservação, serve para que os homens, ao constatarem a sua existência, se preparem para lutar contra ele em busca da instalação da moralidade na terra, impedindo o fracasso do progresso do espírito e a derrocada da humanidade.

 

Segundo a necessidade do aprendizado que sustenta a progressão do espírito, o egoísmo, cada vez menos expressivo no homem, que hoje já apresenta certo progresso espiritual, mas ainda presente na vida de todos, detectado, cada vez mais tende a ser evitado, até para que a vida social fique mais harmoniosa.

 

Neste patamar de progresso da humanidade, neste mundo de Expiações e de Provas, então, o egoísmo o pior dos vícios do homem a ser vencido, serve como estímulo, graças ao bom senso em alta no homem, para o avanço em direção à moralidade.

 

Na verdade, é o efeito do bem e do mal, que juntos promovem a progressão e que se adotados um ou outro, separadamente, de nada servem para o homem.

 

Por isso, enquanto houver aprendizado a cumprir, o homem deve investir na convivência de paz com os seus companheiros de viagem, sem egoísmos, para juntos, alcançarem o direito de viverem a imortalidade com toda a sabedoria.

 

Acredite, a vida é um campo onde o homem luta para vencer as suas más tendências que, uma vez vencidas, ele terá conquistado o direito à PAZ.

 

 

  

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

A vida e a paz

A vida e a Paz

Vernil Eliseu – 07/02/2011

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

Quando iremos nos esforçar para entender a vida?

Na realidade somos verdadeiros preguiçosos que nos instalamos na macia cadeira do egoísmo e esquecemos que somos seres envolvidos no progresso incondicional do Universo.

Por isso, não raramente, somos assustados com acontecimentos que não nos chegam muito bem.

 Sofremos, mas não abrimos o nosso coração para o entendimento que nos levará ao desempenho necessário para nos adiantarmos e ajudarmos a humanidade acelerar o seu progresso.

Teimamos, tão somente, a reconhecermos as coisas materiais como valores únicos a serem conquistados, sem levar em consideração que a matéria, nas suas diversas expressões é na realidade ferramenta que deve ser usada para desenvolvermos o nosso trabalho em prol do desenvolvimento do meio em que vivemos.

Entretanto, o ferrão do tempo vai cada vez mais ferindo, em intensidade diversa, de conformidade com o grau de preguiça que apresentarmos tangendo todos nós como um rebanho heterogêneo, precisando, por sua vez, cada um vencer as pedras que se interpõem no nosso caminho.

A caminhada do aprendizado de tamanha coluna se apresentará desigual, pois temos entendimento sujeito à nossa ignorância, demorando, portanto, para cada um de maneira diferente, no que tange o tempo a vencer.

Enquanto isso, o sentimento que pode habitar o coração, tanto do bronco quanto do sábio, o AMOR deve ser o nosso imediato objetivo.

O alcance profundo da maior qualidade do homem, que é a capacidade de amar, pela luz que projeta, pouco a pouco, à medida do desenrolar da vida, vai corrigindo os nossos passos em direção ao progresso necessário, para alcançarmos o saber que nos trará o entendimento da vida, para alcançarmos a PAZ que desejamos.   

A importância de cada um

A importância de cada um

 

Vernil Eliseu – 25/06/2002

 

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

               

Estamos sempre, por costume, depreciando aquilo que fazemos, achando que só tem importância para nós mesmos.

 

Isso tudo porque estamos sempre dando atenção para as coisas grandes que marcam assim, por exemplo: Um industrial tem mais valor que um operário.

 

Ledo engano. No mundo que DEUS criou todos, sem exceção, têm valor.

 

A vida e o crescimento espiritual dependem do equilíbrio entre todos.

 

Por isso todos os nossos atos têm que ser precedidos dos cuidados necessários para não ferirem as Leis Divinas.

 

O amor deve estar em tudo.

 

A atuação do industrial, somando a força de trabalho mais o capital, com a colocação do produto fabricado à disposição do consumidor, tem o mesmo valor da mão de obra mais o uso dos materiais para a fabricação do produto.

 

Em verdade não se pode desvincular as duas forças direcionadas ao mesmo fim: que é todo o processamento fabril de um produto, até a sua chegada às mãos do consumidor.

 

Portanto, nesse processo, não há maior nem menor partícipe. Capital e mão-de-obra se fundem numa só força.

 

Assim, não cabe a glória ao industrial, nem se subestime o industriário.

 

O importante deste esforço não deve ser o lucro financeiro, mas sim o crescimento de cada um e por consequência, da sociedade e do próprio mundo.

 

Todo o indivíduo tem o seu valor conforme a sua atuação; mas todos são iguais na responsabilidade pelas suas participações para que o progresso não seja paralisado.

                                                                                                             

  

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

A Experiência

A EXPERIÊNCIA


 

Vernil Eliseu – 18/05/2010

 

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

Como é importante a experiência. Ela representa tudo que aprendemos.

               

Assim, saber escrever, saber cozinhar, saber falar, saber contabilidade, saber economia, saber plantar, saber amar, saber ser humilde, saber obedecer, saber comandar, saber renunciar, saber orar, saber medicina, saber estudar, saber dar, saber receber, são experiências que se fossem qualidades de um só homem fariam dele um sábio.

 

Por certo, neste mundo de expiações e de provas, será difícil encontrar um homem com todas estas sabedorias.

 

Podemos estabelecer as diferenças entre elas: Sabedorias que tornam o seu detentor, pelo uso quase que exclusivo da mente, fino e Sabedorias que pela necessidade da conjugação do físico e da mente, tornam os seus detentores mais rudes.

 

Mas, sem dúvida, todos têm sabedoria e a experiência de todos é tesouro que não podemos olvidar.

 

Por isso, aqueles que por timidez, por não dominarem a língua ou por qualquer outro motivo, involuntariamente, se omitirem, devem ser ajudados e incentivados a colocarem as suas experiências, a serviço do ensinamento.

 

O exercício desta exposição, além das lições nelas contidas, abrirá para o expositor portas de acesso às experiências que dificilmente ele teria se não fosse estimulado.

 

Imaginem além do aprendizado auferido o quanto de crédito terão aqueles que, atentos e sensíveis a este problema, na hora certa ajudarem e estimularem nestes nossos irmãos o hábito de ensinarem aos outros as suas experiências.

  

Quem tem Medo da Morte


 

Quem tem Medo da Morte

 

A maior realidade da vida é a morte.

 

Ela acaba por igualar os que teimam em vida serem desiguais.

 

Não tem rico, pobre, preto, branco ou vermelho que fique para semente.

 

Vão para o mundo dos espíritos nus.

 

Só levam para lá a repercussão daquilo que conseguiram fazer durante a vida.

 Serão todos avaliados pelas suas obras.

As diversas religiões dizem de lugares diferentes para a alma aguardar o desenrolar do seu destino.

Nós, de nossa parte, acreditamos não apenas na sobrevivência da alma, mas, também, na sua eternidade.

 

Por isso acreditamos, também, na destinação da alma, que é a certeza de que um dia atingirá a plena sabedoria, somando os aprendizados de suas experiências.

 

Acreditando nisso, acreditamos, também, na justiça Divina.

Assim, sabemos que todos teremos a oportunidade de progresso.

Se nossas obras de hoje não são suficientes para patrocinar o nosso progresso, por certo, na sua misericórdia, Deus, via trabalho mais pesado, dará a cada um a oportunidade para nos qualificarmos.

Sem nenhuma dúvida estas nossas explicações explicam a grande diversidade de qualidade de vida das almas que estão vivendo neste mundo.

O bom é saber que o nosso Criador nos destinou os meios, através dos quais, poderemos trabalhar em benefício do crescimento de nossa sabedoria.

Deu-nos este maravilhoso planeta, que apesar de ser agredido da maneira como está sendo agredido, ainda assim, coloca a nossa disposição uma natureza pródiga e farta para possibilitar o nosso trabalho.

Portanto, cabe a nós caminheiros do caminho da progressão, o agradecimento à sabedoria Divina, que tudo possibilita e cujo amor é a maior realidade que se manifesta em todos nós 

terça-feira, 19 de julho de 2022

A Regeneração


A Regeneração

Vernil Eliseu – junho2019

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

A necessidade para alcançarmos a paz de um mundo melhor, nasceu por causa destes fatos tão brutos que vemos todos os dias na sala de nossa casa pela televisão? 

Assustam-nos a violência que mostra a existência entre nós, de espíritos sem a menor possibilidade de conviver conosco.

Na sua brilhante passagem pela Terra Jesus nos alertou que: O escândalo é necessário, mas ai daqueles que os provocarem.

Por isso, somos levados a imaginar que esses espíritos de comportamentos tão violentos, estão tendo a derradeira oportunidade, para aproveitarem as experiências e incorporarem sabedoria para se classificarem para melhor, não estão conseguindo e estão sendo derrotados pela inobservância aos ensinamentos de Jesus.

São espíritos, portanto, que não conquistaram o direito de na próxima encarnação renascerem num mundo de regeneração, e por isso, renascerão num mundo onde serão úteis apesar da qualidade primitiva que ostentam.

Então, podemos afirmar que os estertores deste mundo de Expiação e Prova está em andamento, ao mesmo tempo que nos obrigam ao treinamento da compreensão, do perdão e do amor, que são os últimos retoques do brilho que devemos ostentar, para renascer num mundo de Regeneração.

Segundo Allan Kardec, no mundo de Regeneração o bem já suplantara o mal que existirá, ainda, em bem menor expressão.

Assim, não conseguimos agora aquilatar tudo que poderemos fazer, vivendo num mundo onde o bem prepondera e se multiplica na convivência com outros irmãos, espíritos que farão força na mesma direção do bem que queremos e podemos fazer.

Afirmamos, no entanto, que a misericórdia divina será a nossa companhia em todos os instantes das encarnações que vivenciarmos em todos os mundos do Universo.

Renascer num mundo de Regeneração será o tempo de muitas e muitas revelações, que sabemos o universo nos reserva sob as bênçãos de nosso Pai Criador.  

quarta-feira, 6 de julho de 2022

A Caminho do Reino


A caminho do Reino

Vernil Eliseu   

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

Os absurdos fazem as suas vítimas e despertam as interrogações.

Provocam em todos os homens muitas dificuldades para entender os violentos, os assassinos, os dementes.

É bom que se entenda que não é possível, para atender os nossos anseios de paz, apartá-los da nossa convivência, pois que todos são, também, filhos de Deus.

A mensagem do nosso Divino Mestre, na sua Boa Nova, trouxe a todos nós a esperança que reside na verdade da Vida Eterna.

Não haveria como explicar a disparidade de personalidades dos espíritos encarnados senão estivéssemos todos nós submetidos à necessidade do progresso moral e científico, através do qual alcançaremos a Paz e a Felicidade.

Assim, os confrontos entre todos os viventes, cada um com os seus anseios, dimensionados à sua real expressão, nada mais são que exercício de difícil solução da lição que todos devemos aprender.

Na sua Boa Nova Jesus preconizou que a felicidade seria encontrada se todos nós amassemos a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos. Por isso as diversas expressões do Espírito, que nos ensinam e que exigem que nós ensinemos por nossa vez, devem ser ocasiões abençoadas.

É a oportunidade que se nos oferece, aqui e ali, de longa e de curta instalação em nossas vidas, possibilitando que nas nossas reações tenhamos a oportunidade de aferir o nosso progresso Espiritual.

Por certo, muitos nos incomodarão e nos provocarão dores profundas.

Para estes devemos direcionar as nossas preces, rogando a Deus que os ilumine e os encaminhe para a estrada do desenvolvimento.

É certo, também que muitos nos estenderão as suas mãos e nos ajudarão a cumprir a nossa tarefa de evolução.

Para estes, também, devemos direcionar as nossas preces, rogando a Deus que cada vez mais os encham de Luz, rogando que as suas atuações sejam perenes, para que se mantenham na vanguarda do progresso dos Mundos.

De qualquer modo, nos encontros com maus e com os bons oremos, também, para que todos nós suportemos os desconfortos e vivamos os momentos de felicidade, com coragem e humildade.

Nada que se nos apresente de qualquer envergadura, provocados pelos nossos irmãos e companheiros de progresso, terá sido em vão, pois serão os degraus da grande escada que à nossa vida oferece para que possamos alcançar o Reino de Deus. 

Momento Histórico


Momento histórico

Vernil Eliseu – abril de 2015

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

Jesus entrara em Jerusalém, recebido como aquele que conduziria o povo ao seu destino.

Por isso, despertou o ódio naqueles que usufruíam o poder, com mãos de ferro.

O medo de perderem as regalias e de serem submetidos a um novo líder colocaram os governantes hebreus, em estado de guerra contra aquele que criam ser uma ameaça.

Daí, então, resolveram combater aquele que julgaram ser o grande inimigo, mandando que o prendessem e o submeteram a julgamento, através das autoridades romanas.

Jesus foi condenado à morte e a sua crucificação foi determinada e levada a efeito.

Foi um momento de grande repercussão, tanto no mundo físico quanto no mundo espiritual, marcando fortemente o grande início de novo entendimento para a humanidade.

Como sabemos Jesus não tinha intenções de governar um povo, as suas intenções estavam voltadas para a modificação interior do homem, que até então, fizera valer a violência, mostrando a ignorância que ainda reinava na sua convivência com seus irmãos, atrasando o progresso espiritual do mundo.

De nada adiantou os exemplos de Jesus nas suas atitudes, estendendo suas mãos para amparar os mais sofredores e os pecadores.

Nas suas andanças, em todos os momentos, tratava com pobres e ricos, de todos os lugares, ensinando o amor e como amar.

As suas intervenções neste mundo, naquele tempo, mostravam que cada um dos cidadãos encarnados, podia, através do amor, conquistar um estado espiritual de grande qualidade, podendo inclusive, como ele, operar os efeitos que se convencionou chamar de milagres.

A vida de Jesus, portanto, era presente de Deus, para chamar a atenção de seus filhos que permaneciam na ignorância.

As notícias de seus ensinamentos, criteriosamente compiladas, até hoje, e para a eternidade, são guias seguras para o engrandecimento espiritual do homem.

Relembrar o momento histórico da vinda do grande espírito, filho do nosso Pai, nosso querido irmão e mestre Jesus, à terra, é grande oportunidade de investirmos na nossa modificação intima, para nos tornarmos cada vez melhores. 

quinta-feira, 23 de junho de 2022

A luz que a montanha tem

A luz que a montanha tem

 

Se te puseres a caminho

Com as coisas que a vida tem

Não desprezes os pormenores

Que não te cheguem muito bem

 

Pois é através de escolhos

Pedras, cascalhos também,

Que se formam para sempre

Os alicerces do bem

 

E assim estarás calçado

Para prosseguir além

Encontrando para sempre

Os seres do eterno bem

 

Ajudando-te a encontrar

A luz que a montanha tem

 

 

Da tia Leonor para Vergniaud – janeiro de 1992. 

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Deus, Criação e Principio Vital


DEUS, CRIAÇÃO E PRINCÍPIO VITAL

Vernil Eliseu – 20/03/2007

YouTube: vernileliseu@gmaill.com

vernileliseu.blogspot.com

 

1 - Ouça as batidas do seu coração e terás a Certeza de Deus

2 - DEUS CRIOU O HOMEM COM O PODER DA VIDA, DA QUAL ELE É O SENHOR

3 - CRIOU, TAMBÉM, O UNIVERSO, NA IMENSIDÃO

4 - DEUS DEU AO HOMEM AS FERRAMENTAS PARA QUE PUDESSE HABITÁ-LO E TRANSFORMÁ-LO NUM LUGAR APRAZÍVEL

5 - A INTERVENÇÃO DO HOMEM NA CRIAÇÃO DO SENHOR É ATRAVÉS DO SEU PODER DE MULTIPLICADOR DA VIDA NO CAMINHAR DO TEMPO

6 - CABE AO HOMEM ESPALHAR, ININTERRUPTAMENTE, AS SEMENTES

DAS FLORES, DAS ÁRVORES, DOS ANIMAIS E DO PRÓPRIO HOMEM

7 - A REPETIÇÃO DA VIDA GARANTE, COMO QUER O SENHOR, QUE O PROGRESSO SE FAÇA

8 - CHEGANDO À DIVINDADE, O HOMEM VAI PODER VIVER COM FELICIDADE A SUA ETERNIDADE

9 – A Galáxia do Sombrero, distante 28 milhões de anos luz da Terra. As dimensões desta Galáxia, oficialmente denominada M104, tem uma aparência espetacular. Ela tem 800 bilhões de sóis e um diâmetro de 50.0000 anos Luz.

 

“... Esta noite deixei me absorver pela meditação sobre a natureza celeste.

Eu admirava o número, a disposição, o curso daqueles globos infinitos.

Entretanto, eu admirava ainda mais a Inteligência Infinita que preside este vasto mecanismo.

Eu dizia a mim mesmo... É preciso que sejamos bem cegos para não ficarmos extasiados com tal espetáculo, tolos e ingênuos para não reconhecermos seu Autor e loucos para não adorá-Lo.“                                                              

                                                                               Issac Newton

 

ATRIBUTOS DE DEUS

Deus é Eterno: não teve um começo;

Deus é imutável: não está sujeito às mudanças, senão às Leis que regem o Universo não seriam estáveis;

Deus é Único: Se muitos deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo;

Deus é Onipotente: porque é único; e tem o soberano poder;

Deus é Soberanamente Justo e Bom: sabedoria manifestada nas menores coisas, como nas maiores, não conseguimos duvidar de sua justiça ou de sua bondade. 

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Caminhos


Caminhos

Viva sem fingir.

Esta vida é a melhor vida que desde os primórdios estamos vivendo.

Somos o que somos e devemos, por isso, nos amarmos e elegermos o objetivo de traduzir em atitudes as nossas sabedorias e colher através da vivência mais sabedorias o que é mais importante.

Para tanto, temos que nos preparar para enfrentarmos os problemas, que vão nos chegar, com desassombro e humildade.

Em certos momentos estaremos às voltas com problemas que consideramos insolúveis e seremos convidados, pelas tentações que a vida coloca à nossa frente a desistir.

É neste momento, no entanto, que haveremos de conhecer o nosso melhor, escolhendo viver sem fingir, mostrando o que somos verdadeiramente.

Escute sem atacar.

É ouvindo o clamor do meio em que vivemos que colheremos ensinamentos para, pacientemente entendermos o que está acontecendo e escolhermos as melhores direções a tomar, levando a certeza de que estaremos contribuindo para que a harmonia se faça.

Ouvir o que pensam aqueles que nos cercam com atenção, sem querer fazer prevalecer as nossas verdades, tornarão a nossa presença benquista, arregimentando nas forças dos nossos pares, auxílio importante para resolvermos os nossos próprios problemas.

É uma arte saber escutar, arte que vai nos preparar para entendimentos mais profundos, buscando na atenção que damos, entendimentos que passarão despercebidos, se não levarmos em consideração que por natureza cada um de nós é único na maneira de ser.

Fale sem ofender.

Para sermos positivos é preciso que os nossos esforços se façam claros para os nossos conviventes, é preciso a comunicação perfeita, tanto no conteúdo como na maneira de ser comunicada.

Não é de graça este aprendizado como fonte de informação e entrelaçamento.

O conteúdo é de suma importância, mas a fala objetiva, a doçura na expressão, se traduzem percentualmente, em noventa por cento de sucesso, o que redundara no abraçar das suas ideias pelos seus pares, formando cadeia importante de harmonia.

Além disso, a comunicação exige do comunicador que ele demonstre no ato da comunicação a sua personalidade, que sozinha dá credibilidade ao assunto tratado.

Ame sem exigir.

Quem segue os preceitos de não fingir, ouvir com sabedoria e comunicar-se sem ofender terá colado grau em formatura única de poder amar sem exigir.

Encontrará no próximo um aliado para que na vivência de sua missão não lhe faltem mãos para ampará-lo nos momentos delicados de sua vida.

Permitirá que os que lhes são conviventes vivam as suas vidas tal qual elegeram para ser vivida, emprestando o seu auxilio, principalmente na compreensão de que eles são donos dos seus próprios destinos, sem abrir mão dos bons exemplos que você deve mostrar, no auxílio da formação do caráter dos que o cercam.

Sem fingir, sem atacar, sem ofender e amando, a sua missão será vitoriosa nesta atual encarnação.

 

  

terça-feira, 24 de maio de 2022

Cure o mundo


Cure o Mundo                             

Vergniaud A. Eliseu – 06-2020        

YouTube: vernileliseu@gmail.com

Vernileliseu.blogspot.com

 

Na música apresentada pela orquestra de André Rieu – tributo à Michael Jackson – “Cure o Mundo” letra maravilhosa e música inspiradora, o compositor trouxe para o mundo musical uma assertiva espírita.

Nós encarnados neste planeta, com absoluta certeza, somos os artífices de sua qualidade.

Temos visto no barulho das informações que cortam o ar em todas as direções, a existência de verdades que circulam com a qualidade moral de cada ser.

Infelizmente a qualidade moral do homem, apesar de tantos séculos vividos, ainda não corresponde à verdade do nosso criador.

Somos mais das vezes as expressões dos nossos desejos, ainda despidos da fraternidade que precisamos para vivermos todos remando para um mesmo porto, o porto do amor.

Por isso, o sofrimento disputa com a alegria em pé de igualdade.

Entretanto, o Reino de Deus não é só este planeta, pois a sua criação não é tudo que conhecemos, mas vamos conhecer todo o Universo pois somos partes integrantes do progresso que o Nosso Senhor destinou, como artífices do progresso ao qual estamos destinados.

Podemos dizer que, tudo aquilo que nos impõem um certo dever, mesmo às vezes via determinado sofrimento, são luzes vermelhas da realidade que estamos acendendo.

Poderemos até nos rebelarmos, mas a paciência de nosso Criador mostra que seremos espíritos qualificados incondicionalmente.

As nossas encarnações serão, cada uma, como uma sala de aula onde cada um, inexoravelmente cumpriremos o aprendizado necessário para que o amor esteja em nós definitivamente.

Teremos, portanto, curado o mundo. 

E as rosas voltaram


E as rosas voltaram

Vernil Eliseu – 09/2013

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

E as rosas voltaram.

É sempre um espetáculo de beleza a chegada da Primavera.

É como se um cientista renomado, destes que mudam a todo o momento as verdades naturais com suas descobertas, pingasse uma gotícula de um produto químico muito especial e propiciasse uma revolução no tempo e a estação das flores, como mágico milagre, se instale no planeta terra.

A saturação das cores é como resultado de trabalho silencioso e paciente de uma rendeira que cobrisse o chão com rica manta.

Os pássaros começam a voltar de suas longas viagens, como que a render suas homenagens à profusão de cores, emprestando mais brilho com suas cores e seus cantos.

Este é o cenário.

Estou certo que se houvesse alguma pesquisa, para saber da incidência de doenças, por certo, nesta estação o número seria muito menor que nas outras estações.

Acredito que a estação das flores, pela sua beleza, dá ao homem a possibilidade de na contemplação de rica variedade de cores, influa grandemente na sua cabeça, fazendo-o mais cordato, mais esperançoso, mais amoroso, mais confiante e, por isso, em paz com o mundo.

Caso não acredite, por favor, tire alguns momentos de seu tempo e dedique-se na contemplação das rosas vermelhas do meu jardim que compreenderá o meu regozijo ao falar da Primavera.

Com alguma criatividade e fé, creio que o amigo poderá trocar com elas algumas palavras, desde que, é claro, sejam palavras de doce amor.

 

  

A ignorância e o raciocínio


A ignorância e o raciocínio - Vernil Eliseu – 

1º./03/2010 –

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

A ignorância é o maior desafio que Deus estabeleceu para o raciocínio do homem.

Ambos os qualificativos são intrínsecos no homem, desde a sua criação.

Assim, quando o homem não sabe resolver um problema, automaticamente entra em ação o seu raciocínio para tentar resolver.

Seria simples assim se acontecesse no desenrolar do pensamento.

No entanto, a ignorância do homem se expressa na necessidade de transformação daquilo que o cerca.

Sempre haverá algo a fazer para criar a solução e suplantar a ignorância.

Portanto, é através do trabalho, que é o raciocínio em ação, que o homem sai da ignorância para o saber.

Se assim o é, então o trabalho, que se expressa através das atitudes, é o grande meio onde o homem experimenta o progresso, construído pela vivência da experiência.

Por isso, é que o espírito do homem é tão inquieto. Nunca está satisfeito. É preciso estar, sempre, trabalhando, pois que, o que há no universo é um infindável número de conhecimentos a serem descerrados.

Fácil estabelecer então, que o progresso do próprio planeta onde o homem interage, depende do progresso do próprio homem.

É como se dizer que Deus criou o Universo e o entregou ao homem que, através do seu raciocínio, vai dando à natureza ao seu redor a utilidade que ele precisa para consolidar a sabedoria que o seu raciocínio conseguiu.

Poderíamos argumentar contra este princípio dizendo que o homem agride a natureza desgastando-a, não medindo o razoável, para que o aproveitamento da natureza seja de real utilidade.

Contra argumentamos, dizendo que isto é a ignorância se expressando, obrigando que o raciocínio, ainda mais, se apresse em buscar soluções, criando, aí sim, sabedoria de grande magnitude, emulado pelo direito de errar que todos os que possuem livre arbítrio têm, e que acabam aprendendo desconfortavelmente.

Nada mais sadio, que o trabalho.

Só através dele, podemos afirmar que o homem, de fato, progride e conquista o direito de viver uma vida cada vez melhor, dependendo do seu próprio esforço 

A força da concentração


A FORÇA DA CONCENTRAÇÃO

Vernil Eliseu –

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

É certo que num templo evangélico apenas uma parte dos presentes estão concentrados nas orações.

O mesmo acontece numa missa, onde a preocupação com os bens materiais é uma constante.

Até no centro espírita os participantes são dispersivos.

A importância da doação para o sucesso do auxilio, portanto, fica dependente de poucos.

Estamos quase sempre preocupados com os nossos problemas.

Somos todos, entretanto, elos da corrente de energias.

Necessitados e doadores formamos a principal fonte de energias.

É preciso que todos doem energias.

Acreditemos NA NOSSA CAPACIDADE DE AJUDAR.

As energias fluirão por conta do amor que todos estaremos doando

O PODER DA CONCENTRAÇÃO DE DESEJOS, NA SOMA DAS ENERGIAS FACILITARÃO OS ESFORÇOS DO MUNDO ESPIRITUAL NO AUXILIO QUE É POSSÍVEL

POR ISSO, TODOS TEMOS O DEVER DE ESTARMOS NO CULTO RELIGIOSO EM CORPO E ESPÍRITO.

A AJUDA É MISSÃO DE TODOS OS ESPÍRITOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS. 

Oração de amor


137 - Oração de Amor

Vernil Eliseu – setembro 2021

You-Tube = vernilelise@gmai.com

vernileliseu.blogspot.com

Senhor Jesus,

Segundo nosso entendimento, precisamos que trabalhemos no atendimento dos nossos irmãos.

São seus reclamos, recheados de sofrimentos, que os tornam viajores da desesperança.

Sabemos, no entanto, que cada um enfrenta uma vida onde os obstáculos, mais que tudo, colocam-nos na eira necessária ao aprendizado que leva à qualificação de seus espíritos.

A procissão de “ais” forma cordão de inimaginável comprimento que precisamos fazer calar com os nossos esforços, benditos, provindo do seu amor por todos os irmãos que vivem neste planeta.   

Assim, se não pudermos ajudar a carregar os fardos de cada um, e nossas palavras não puderem abrandar os seus corações, permita senhor, ao menos, que as nossas emanações de energias positivas que pudermos reunir, os alcancem como o lenitivo possível, graças ao amor de irmãos, que o Senhor nos permite.

Desde já, no entanto, rogamos Senhor que as suas bençãos, os alcancem, cobrindo todos com o amor inigualável que o Senhor destina a cada um de nós, seus filhos queridos.