sexta-feira, 5 de agosto de 2022

A vida e a paz

A vida e a Paz

Vernil Eliseu – 07/02/2011

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

Quando iremos nos esforçar para entender a vida?

Na realidade somos verdadeiros preguiçosos que nos instalamos na macia cadeira do egoísmo e esquecemos que somos seres envolvidos no progresso incondicional do Universo.

Por isso, não raramente, somos assustados com acontecimentos que não nos chegam muito bem.

 Sofremos, mas não abrimos o nosso coração para o entendimento que nos levará ao desempenho necessário para nos adiantarmos e ajudarmos a humanidade acelerar o seu progresso.

Teimamos, tão somente, a reconhecermos as coisas materiais como valores únicos a serem conquistados, sem levar em consideração que a matéria, nas suas diversas expressões é na realidade ferramenta que deve ser usada para desenvolvermos o nosso trabalho em prol do desenvolvimento do meio em que vivemos.

Entretanto, o ferrão do tempo vai cada vez mais ferindo, em intensidade diversa, de conformidade com o grau de preguiça que apresentarmos tangendo todos nós como um rebanho heterogêneo, precisando, por sua vez, cada um vencer as pedras que se interpõem no nosso caminho.

A caminhada do aprendizado de tamanha coluna se apresentará desigual, pois temos entendimento sujeito à nossa ignorância, demorando, portanto, para cada um de maneira diferente, no que tange o tempo a vencer.

Enquanto isso, o sentimento que pode habitar o coração, tanto do bronco quanto do sábio, o AMOR deve ser o nosso imediato objetivo.

O alcance profundo da maior qualidade do homem, que é a capacidade de amar, pela luz que projeta, pouco a pouco, à medida do desenrolar da vida, vai corrigindo os nossos passos em direção ao progresso necessário, para alcançarmos o saber que nos trará o entendimento da vida, para alcançarmos a PAZ que desejamos.   

A importância de cada um

A importância de cada um

 

Vernil Eliseu – 25/06/2002

 

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

               

Estamos sempre, por costume, depreciando aquilo que fazemos, achando que só tem importância para nós mesmos.

 

Isso tudo porque estamos sempre dando atenção para as coisas grandes que marcam assim, por exemplo: Um industrial tem mais valor que um operário.

 

Ledo engano. No mundo que DEUS criou todos, sem exceção, têm valor.

 

A vida e o crescimento espiritual dependem do equilíbrio entre todos.

 

Por isso todos os nossos atos têm que ser precedidos dos cuidados necessários para não ferirem as Leis Divinas.

 

O amor deve estar em tudo.

 

A atuação do industrial, somando a força de trabalho mais o capital, com a colocação do produto fabricado à disposição do consumidor, tem o mesmo valor da mão de obra mais o uso dos materiais para a fabricação do produto.

 

Em verdade não se pode desvincular as duas forças direcionadas ao mesmo fim: que é todo o processamento fabril de um produto, até a sua chegada às mãos do consumidor.

 

Portanto, nesse processo, não há maior nem menor partícipe. Capital e mão-de-obra se fundem numa só força.

 

Assim, não cabe a glória ao industrial, nem se subestime o industriário.

 

O importante deste esforço não deve ser o lucro financeiro, mas sim o crescimento de cada um e por consequência, da sociedade e do próprio mundo.

 

Todo o indivíduo tem o seu valor conforme a sua atuação; mas todos são iguais na responsabilidade pelas suas participações para que o progresso não seja paralisado.

                                                                                                             

  

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

A Experiência

A EXPERIÊNCIA


 

Vernil Eliseu – 18/05/2010

 

YouTube: vernileliseu@gmail.com

vernileliseu.blogspot.com

 

Como é importante a experiência. Ela representa tudo que aprendemos.

               

Assim, saber escrever, saber cozinhar, saber falar, saber contabilidade, saber economia, saber plantar, saber amar, saber ser humilde, saber obedecer, saber comandar, saber renunciar, saber orar, saber medicina, saber estudar, saber dar, saber receber, são experiências que se fossem qualidades de um só homem fariam dele um sábio.

 

Por certo, neste mundo de expiações e de provas, será difícil encontrar um homem com todas estas sabedorias.

 

Podemos estabelecer as diferenças entre elas: Sabedorias que tornam o seu detentor, pelo uso quase que exclusivo da mente, fino e Sabedorias que pela necessidade da conjugação do físico e da mente, tornam os seus detentores mais rudes.

 

Mas, sem dúvida, todos têm sabedoria e a experiência de todos é tesouro que não podemos olvidar.

 

Por isso, aqueles que por timidez, por não dominarem a língua ou por qualquer outro motivo, involuntariamente, se omitirem, devem ser ajudados e incentivados a colocarem as suas experiências, a serviço do ensinamento.

 

O exercício desta exposição, além das lições nelas contidas, abrirá para o expositor portas de acesso às experiências que dificilmente ele teria se não fosse estimulado.

 

Imaginem além do aprendizado auferido o quanto de crédito terão aqueles que, atentos e sensíveis a este problema, na hora certa ajudarem e estimularem nestes nossos irmãos o hábito de ensinarem aos outros as suas experiências.

  

Quem tem Medo da Morte


 

Quem tem Medo da Morte

 

A maior realidade da vida é a morte.

 

Ela acaba por igualar os que teimam em vida serem desiguais.

 

Não tem rico, pobre, preto, branco ou vermelho que fique para semente.

 

Vão para o mundo dos espíritos nus.

 

Só levam para lá a repercussão daquilo que conseguiram fazer durante a vida.

 Serão todos avaliados pelas suas obras.

As diversas religiões dizem de lugares diferentes para a alma aguardar o desenrolar do seu destino.

Nós, de nossa parte, acreditamos não apenas na sobrevivência da alma, mas, também, na sua eternidade.

 

Por isso acreditamos, também, na destinação da alma, que é a certeza de que um dia atingirá a plena sabedoria, somando os aprendizados de suas experiências.

 

Acreditando nisso, acreditamos, também, na justiça Divina.

Assim, sabemos que todos teremos a oportunidade de progresso.

Se nossas obras de hoje não são suficientes para patrocinar o nosso progresso, por certo, na sua misericórdia, Deus, via trabalho mais pesado, dará a cada um a oportunidade para nos qualificarmos.

Sem nenhuma dúvida estas nossas explicações explicam a grande diversidade de qualidade de vida das almas que estão vivendo neste mundo.

O bom é saber que o nosso Criador nos destinou os meios, através dos quais, poderemos trabalhar em benefício do crescimento de nossa sabedoria.

Deu-nos este maravilhoso planeta, que apesar de ser agredido da maneira como está sendo agredido, ainda assim, coloca a nossa disposição uma natureza pródiga e farta para possibilitar o nosso trabalho.

Portanto, cabe a nós caminheiros do caminho da progressão, o agradecimento à sabedoria Divina, que tudo possibilita e cujo amor é a maior realidade que se manifesta em todos nós