terça-feira, 19 de junho de 2012

Vigiai e Orai (1)


Lucas 22 - v. 40
Mateus 26 - v. 41
Marcos 41- 14


“Vigiai e orai para que não entres em tentação: na verdade o espírito está pronto, mas a carne e fraca”.








Jesus, como de costume havia, por parábolas, tentado alertar os seus discípulos.

Quis, então, o Mestre a companhia de três discípulos, para que pudesse orar.

Encontrou, no entanto, os seus discípulos adormecidos e disse a Pedro, nem uma hora pudeste velar comigo.

Tendo rogado ao Pai que lhe afastasse aquele cálice, submisso, pediu que se cumprisse como Deus determinasse e não como ele queria.

Depois da terceira vez que orou e encontrou os discípulos adormecidos, disse: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores!

A traição de Judas estava em andamento.

Pedro fora advertido de que o negaria por 3 vezes.

O filho do homem, disse Jesus e não o filho de Deus, mostrando que a violência que se cumpria naquele tempo era a vontade dos espíritos encarnados, o homem, que no decorrer dos tempos e das reencarnações, encontrava-se, ainda, espiritualmente, muito embrutecido, ignorante, relativamente ao reino divino, do qual Jesus é o Rei.

Precisavam os filhos de Deus, encarnados como filhos do homem, de uma sacudidela para que começassem a se aprimorar e buscar o progresso Espiritual.

Deus não poderia, jamais, entregar os seus filhos à sanha das tentações.

Era preciso que a humanidade retomasse o caminho do progresso.

A Boa Nova do filho de Deus, travestido de filho do homem, apesar de ter sido obrigado a beber o cálice de fel, com o seu exemplo e ensinamentos de vida, marcou de vez o objetivo divino.

Naqueles derradeiros momentos o exemplo do convite ao Vigiai e Orai de Jesus, prenunciava que os tempos haviam chegado e o avanço do espírito se daria, pela vontade deles próprios ou pelo incondicional cumprimento das Leis de Deus.

A prática do ensinamento contido no Evangelho do mestre, pelos homens, propunha para todos, os esforços necessários para que a sabedoria se instalasse nas suas personalidades e através do aproveitamento da iluminação do espírito afastasse deles, dos homens, a necessidade de beberem o cálice que, ele próprio, fora obrigado a beber para apressar o final do pecado no mundo.

Por isso, o convite é para que todos nós, nas nossas vidas, lutemos e possamos vencer as tentações, que vicejam, conduzindo as nossas vidas, certos de que, se melhorarmos o que somos hoje, graças aos ensinamentos de Jesus, estaremos cumprindo a nossa parte, para legar aos nossos filhos e netos um mundo melhor, sem cálices amargos e com muito mais luzes.

O sofrimento do filho do homem, do mestre Jesus, não foi em vão, pois sabemos, agora, que a vida abençoada, é instrumento de rara utilidade na transformação do homem simples e ignorante no sábio filho de Deus.

Em todas as atitudes, o Vigiai e Orai, é utilizarmos os nossos recursos, tantos os conscientes como os que já se incorporaram aos nossos  inconscientes, para situarmos as nossas obras nesse mundo de Deus, em obediência ao amor que carregamos dentro de nós, pois só nos amando uns aos outros, cumpriremos o Vigiai e Orai já, então, concretizados na nossa iluminação espiritual.




Nenhum comentário: