quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Prevenindo o Homem contra as Drogas

O aumento assustador do número de viciados em drogas está a exigir de toda a sociedade, efetivas atitudes no combate ao mal do século.

Escutamos aqui e ali reclamações com relação ao comportamento da Polícia, todos nós não conseguimos compreender, por exemplo, como os pontos de distribuição de drogas sejam conhecidos pela maioria das pessoas e a Polícia parece não conhecer, pois se soubessem, naturalmente, prenderiam os marginais. Um mistério para não dizer UMA VERGONHA.

Vemos pessoas, verdadeiras obreiras da providência divina, se desdobrarem no sentido de esclarecer, nas escolas, nos clubes, nas festas e onde seja possível, os malefícios e como evitar as Drogas.

Conhecemos pessoas, verdadeiros anjos encarnados, assistindo, encaminhando, aconselhando, ensinando e se desdobrando para recuperar os VICIADOS.

Acreditamos que mal ou bem, em diversas frentes, alguma coisa está sendo feita para combater o MAL DO SÉCULO se bem que, sem efetiva eficácia em virtude do grande atraso moral da humanidade.

Por tudo isso é necessário que sejamos cada vez mais criativos se quisermos lograr êxito na inversão nesse estado de coisas que mostram, por enquanto, vitória dos traficantes de drogas.

A propósito, no livro DRIBLANDO A DOR, o espírito de Luiz Sérgio nos municia de informações que são verdadeiros tesouros e armas poderosas contra as drogas. É nessa fonte abençoada que vamos buscar alguns ensinamentos.

No capitulo III, sobre educação infantil temos o seguinte dialogo, Sara pergunta a Enoque:

É certo presentearmos por demais a criança?”

Enoque responde:
Não vemos inconveniência nisso, apenas que a criança aprenda a amar seus brinquedos e não os destrua. “Ela precisa SENTIR que os pais fizeram um esforço para adquirir o brinquedo.”

Segundo Enoque, o mundo da criança até os 4 anos de idade é um mundo de fantasias e a partir daí ela precisa começar a SENTIR no mundo que a cerca os seus valores reais. Notem que ele não diz APRENDER E SIM SENTIR.

Precisa SENTIR o custo das roupas, da comida, da inflação, a necessidade de trabalho quando crescer, de fazer amigos, de viver se relacionando bem com as pessoas, evitar as más companhias.

O dia tem 24 horas e os pais modernos, às voltas com o trabalho, com a participação social, com as contas bancárias, tem que encontrar algumas horas para se dedicarem aos filhos.

De nada adianta bons colégios, boa higiene, boas roupas, bons clubes se não derem a eles o artigo mais barato o mais abundante na natureza e o mais importante: O AMOR.

As drogas, assim como as doenças contagiosas, são de tratamento difícil, é necessário prevenir.

No caso, o tempo dedicado, o amor, o diálogo, o ensinar a SENTIR RESPONSABILIDADES são os componentes da única e eficaz vacina para livrar os nossos filhos do mal do século - A DROGA.

Nenhum comentário: