segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Os ensinamentos de Jesus


Jesus entregara-se ao seu destino.

Como Salvador do mundo era preciso que, ainda mais, o seu testemunho fosse espetacular.

Até ali, como trabalho de formiga, o Mestre havia aqui e ali ensinado a boa nova aos homens.

Estes mesmos homens, que culpados e se sentindo ameaçados pela presença exuberante de Jesus, cuidavam para tirá-lo de cena, para fazer valer os seus valores falsos, alicerçados no egoísmo.

Entretanto, como ele mesmo dissera o seu reino não era deste mundo.

Mostrando que o seu reinado era muito maior, prevalecia por todo o Universo.

A sua vida era missionária, e tratava de apressar o progresso da humanidade, para que ela tivesse meios morais de acompanhar o progresso científico do planeta.

A partir de sua vinda, então, a terra entrou em ebulição, eclodindo em todos os seus quadrantes o progresso do homem.

Graças à vinda de Jesus o homem, apesar de se pensar ao contrário, pôde começar a fazer a parte que lhe cabe na emancipação do planeta, que caminha em direção à transformação de sua categoria, para um mundo melhor, sem tantos sofrimentos.

Isto é uma realidade.

Portanto, apesar do progresso não ter atingido, ainda, o nível de um mundo mais harmonioso, é obvio que a humanidade progrediu.

Assim, é uma questão de tempo, entendido como tal o desenrolar da vida no Universo, cujo lapso tem a grandiosidade do próprio Universo, para alcançarmos o objetivo traçado pelo nosso criador.

Na verdade a vida e morte de Jesus Cristo foram espetaculares e era necessário que assim fossem para poderem repercutir favoravelmente ao homem, por tanto tempo.

O legado de Jesus, segundo nosso entendimento, não corre o risco de perder a sua validade, pois nele encontramos o mapa seguro que há de guiar os passos do espírito do homem até as culminâncias da angelitude.

Por isso, nesta semana santa, o que se pede de cada ser é um exame de consciência, no sentido de se descobrir o que fez e o que tem que ser feito, por cada um, para colaborar no crescimento do mundo.

Nenhuma das unidades que compõe a humanidade, sabemos, há de crescer sozinha. Vai precisar, com toda a certeza, do esforço de todos, para que o nosso viver seja, cada vez mais, um viver de felicidade.

Cabe ao nosso esforço pessoal poder participar da Ressurreição de Jesus.

Faça o seu esforço e tenha uma boa Páscoa.








Nenhum comentário: