sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Experiência

Como é importante a experiência. Ela representa tudo que aprendemos.

Assim, saber escrever, saber cozinhar, saber falar, saber contabilidade, saber economia, saber plantar, saber amar, saber ser humilde, saber obedecer, saber comandar, saber renunciar, saber orar, saber medicina, saber estudar, saber dar, saber receber, são experiências que se fossem qualidades de um só homem fariam dele um sábio.

Por certo, neste mundo de expiações e de provas, será difícil encontrar um homem com todas estas sabedorias.

Podemos estabelecer as diferenças entre elas: Sabedorias que tornam o seu detentor, pelo uso quase que exclusivo da mente, fino e Sabedorias que pela necessidade da conjugação do físico e da mente, tornam os seus detentores mais rudes.

Mas, sem duvida, todos têm sabedoria e a experiência de todos é tesouro que não podemos olvidar.

Por isso, aqueles que por timidez, por não dominarem a língua ou por qualquer outro motivo, involuntariamente, se omitirem, devem ser ajudados e incentivados a colocarem as suas experiências, a serviço do ensinamento.

O exercício desta exposição, além das lições nelas contidas, abrirá para o expositor portas de acesso às experiências que dificilmente ele teria se não fosse estimulado.

Imaginem além do aprendizado auferido o quanto de crédito terão aqueles que, atentos e sensíveis a este problema, na hora certa ajudarem e estimularem nestes nossos irmãos o hábito de ensinarem aos outros as suas experiências.

Nenhum comentário: