quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Hasta la vista camarada Fidel


O mundo dá voltas.
Nas voltas que o mundo dá ele vai agregando sabedorias e descartando as cansadas almas, que até aquele momento eram as colunas que suportavam a febre da humanidade na sua necessidade de progresso.
Estas almas vão para o descanso merecido. Umas partem para o mundo espiritual, outras, ainda, vivem mais alguns anos, como se fossem figuras dos exemplos das experiências nas quais os mais novos devem se espelhar.
Nas voltas do mundo na vida de Fidel Castro não está sendo diferente.
A sua renúncia ao comando do governo Cubano, implantado por ele às duras penas, a custa de muitas lágrimas, de muito sangue, causou emoção.
No momento da Revolução, ao Povo Cubano não restava alternativa.
A ilha era um emaranhado de interesses menores que lhe sugavam as parcas possibilidades de progresso.
Deu no que deu.
Dizem que o país está muito bem. Educação, Saúde e Esportes são famosos no mundo inteiro.
O problema é que a curva descendente de Cuba, provocada pela globalização, que pune quem quer que esteja sob algum embargo de qualquer nação do mundo, mergulhou. Não se pode, hoje, sob pena do aparecimento de problemas, esquecer que todos os povos necessitam para perseguirem a justiça social, rever os seus rumos.
Por isso, as coisas na Ilha não estão andando muito bem.
A auto-estima tão bem implantada pela Revolução, já não consegue segurar o deteriorar dos costumes e, caso nada seja feito, pode acontecer um retorno no tempo maléfico para todos os Cubanos, até para aqueles que vivem fora da Ilha, por discordarem do grande ditador.
Poderíamos elencar aqui todos os males e todos os bens dos quais o Camarada Fidel lançou mão para governar por 49 anos a pequena Ilha.
Preferimos tratar da alma que busca o seu descanso.
Sabemos que, pela lei, ninguém é eterno.
E mesmo estando o Camarada Fidel vivo, desejamos para o futuro, ardentemente, para ele, uma estada no Céu, onde deverá encontrar as suas 5 pessoas, quando então as suas atitudes serão sopesadas e toda a sua vida receberá a exata medida da sua utilidade.
Esperamos que como no Livro “As 5 pessoas que a gente encontra no Céu”, para ele, lá estejam pessoas cheias de compreensão e disposição ao perdão, bem como, é claro, outras tantas que estarão agradecidas.
Não cabe a ninguém o julgamento do homem, mesmo porque, se tivéssemos a mesma disposição e enfrentássemos os mesmos problemas, ninguém pode imaginar quais seriam as nossas atitudes.
Esperamos que ele tenha sido, sempre, estimulado para fazer o bem.
Hasta La Vista Camarada Fidel!




Nenhum comentário: