terça-feira, 17 de março de 2009

Campanha da Fraternidade de 2009


A Campanha da Fraternidade da Igreja Católica Apostólica Romana elegeu este ano o tema: A SEGURANÇA PÚBLICA.
Nada mais oportuno.
Este problema, no Brasil, é o resultado de equívocos sucessivos, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral.
A história mostra que as políticas públicas, amarradas pela elite que detém o controle econômico/financeiro do país, em tempo algum conseguiram se desenvolver em prol de toda a população.
Troca de favores entre políticos e a elite se desenvolveu em proveito destes dois importantes segmentos da sociedade brasileira em detrimento, exatamente do segmento que, através do seu trabalho assegurou a produção e o consequente lucro, com o qual o domínio se fez, infelizmente alheio aos anseios básicos do povo.
Assim, a educação que precisava ser desenvolvida, como se fosse, para o povo, o próprio oxigênio que o ser humano respira, foi delegada a plano inferior, atendendo interesses da elite, necessitando hoje esforços grandiosos para que se consiga colocá-la nos patamares que o desenvolvimento global exige.
Por isso, somada à ignorância espiritual, a educação, ou a falta dela, hoje pode ser apresentada como o mais importante fato que promove a violência,
Ao elencar, além da educação, atitudes objetivas, tão importantes quanto ela, na tentativa de corrigir o rumo da guerra deflagrada, que mata 40.000 brasileiros por ano, principalmente os mais jovens, a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano, apesar da utilização de temas utópicos, levando-se em consideração o estado da relação social nos dias de hoje, levanta o véu para que todo o povo e principalmente os seus governantes e elite vejam as metas que têm que perseguir para evitar o azedamento definitivo da convivência social do homem no Brasil.
Não é preciso dizer que este azedamento tornaria as terras brasileiras sem dono e palco da mais cruel violência.
Isto é uma realidade.
Ou se atende os anseios básicos do Povo ou o Povo o toma a força.
O medo já alcançou todos os brasileiros que vivem praticamente escondidos, em suas casas, atrás de grades que eles supõem os defendam da violência.
Pelo recrudescimento da violência nas cidades de menor porte, onde se vivia, até pouco tempo, em paz, mostra que a quantidade de violentos avança a passos tão rápidos, que, daqui a pouco, não haverá mais volta.
Será o caos.
Portanto, é ato da mais alta preocupação com o bem estar dos brasileiros, para que seja a Paz uma realidade para todos, que toda a sociedade se engaje nesta Campanha da Fraternidade.
Então coloquemos na nossa Bandeira Branca a afirmativa da Campanha da Fraternidade:
A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA











Nenhum comentário: