segunda-feira, 9 de março de 2009

A estatística e a realidade


Um homem sentado à soleira da porta, chorando, chamou a atenção de um estudante que passava por ali.

Como todos sabem os estudantes, até pela sua natureza, são muito curiosos.

Este estudante não era diferente.

Tivera um dia cheio. Os ensinamentos à classe tinham sido dos mais difíceis e, embora já matutasse como fazer o dever de casa, mesmo assim, parou para olhar o homem chorando.

Sentiu-se tristonho pelo homem. Mas a sua curiosidade era maior que seus sentimentos e não aguentando mais, educadamente dirigiu-se ao senhor que chorava:

Bom dia senhor! Porque o senhor está chorando?

Quero-lhe dizer que seja lá qual for o motivo não vale a pena.

O homem respondeu:

Ora meu jovem, você está dizendo isso porque não sabe o que aconteceu.

O jovem animou-se e continuou a conversa:

Posso não saber meu senhor, mas segundo o meu analista, de nada adianta chorar.

O homem olhou por cima dos óculos segurando na mão o lenço para enxugar as lágrimas, emendou:

Acontece que eu perdi um grande amigo. Um homem de bem, só queria desta vida o trabalho para sustentar a família e um pouco de paz. Apesar disso, não é que um bandido lhe acertou um tiro e tirou a sua vida.

O rapaz quase deu um passo para trás, mas de cima de seus parcos conhecimentos, lembrando se do que ouvira no rádio, retrucou:

Segundo eu soube este assassinato está dentro das estatísticas dos encarregados da segurança de nossa cidade. Portanto, meu senhor, seria de bom alvitre que o senhor não se desdobrasse em choro, pois a vida é mesmo assim.

O homem que já estava com os olhos vermelhos de tanto chorar e com o nariz, também vermelho, de tanto ser assoado, olhou firme para o rapaz e disse:

Você diz isso porque não foi um amigo seu que perdeu a vida, e segundo o meu analista, pimenta nos olhos dos outros não arde!

A discussão tomou rumos que não nos cabe analisar, porém, graças aos dois analistas que, como vimos, são de escolas diferentes, chegamos à seguinte conclusão:

Analistas de estudantes se atêm às estatísticas e os analistas de senhores se atêm à realidade.

Aqueles precisam de mais estudos e estes são os que engrossam a estatística que afirma que a segurança em nossa cidade, em nosso estado e em nosso país, não é nada boa.



Nenhum comentário: