domingo, 7 de agosto de 2011

O egoismo é o tapa olho da humanidade


A confusão provocada pelo instinto de preservação na convivência social, que exacerbado torna o homem um defensor dele próprio, não permitindo nenhum esforço em favor do coletivo, cobre o olho de enxergar os ensinamentos contidos na Lei Divina, trazida até nós através do Evangelho de Jesus.



Assim, o homem que deveria ser, desde logo, principal artífice do progresso do meio em que vive entendido como tal, o espírito, a humanidade e o próprio planeta, pelo egoísmo retarda a caminhada em direção à sabedoria e, por conseqüência, à felicidade.



Ele sofre por isso.



Em todos os rincões vamos encontrar homens no exercício do ranger de dentes pagando os malefícios dos seus desmandos provocados pelo egoísmo, enquanto outros, gozando de bem estar material, esquecem-se de vigiar e, por isso, preparam para o amanhã dias de desventura.



O Espiritismo, pelo seu desassombrado conteúdo doutrinário, levanta a bandeira da necessidade da coragem para se chegar ao engrandecimento moral, expulsando os malefícios do egoísmo e redirecionando o esforço do homem para a convivência útil, onde a união é a força que leva cada homem à paz e à compreensão do seu papel no mundo:



Irradiar as energias benéficas que vai transformar esta nossa Terra num planeta de Regeneração, onde o sofrimento será insignificante, preparando-o para o futuro do espírito, mais elevado, onde o amor é o grande vencedor é o dever de todos nós.



Por isso, a nossa organização social, cuja espinha dorsal é a família, precisa aperfeiçoar a caridade no seu seio, em primeiro lugar, para que a irradiação dessa poderosa energia transborde dos limites dos nossos lares e alcance, aqui, ali e mais além, em todos os recantos da terra, cada ser e toda a humanidade.



Vamos começar cada um de nós, dando o exemplo, dizendo não ao egoísmo e praticando a caridade indistintamente, sem preocupação com retorno de igual sentimento.



O que ilumina o Espírito não é a benção que ele recebe e sim a benção que ele doa aos seus irmãos.

  

Nenhum comentário: