quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Capítulo XXVIII - A Prece 1


Definição (Aurélio):-
Oração:- do latim “oratione”- súplica religiosa, reza.
Prece:- do latim “prece” – rogo, pedido instante, súplica
Reza – ato ou efeito de rezar, prece


“Quando orardes, não vos assemelhes aos hipócritas que se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e nas esquinas da ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles receberam sua recompensa. Mas quando quiserdes orar, entrai no vosso quarto e, estando fechada a porta, orai ao vosso Pai em segredo; e vosso Pai que vê o que se passa em segredo, vos recompensará.

Não afeteis orar muito em vossas preces, como fazem os gentios, que pensam ser pela multidão de palavras que serão atendidos. Não vos torneis, pois, semelhantes a eles, porque vosso Pai sabe do que necessitais antes de o pedirdes.” (São Mateus, cap. VI, v. 5 a 8).
“Quando vos apresentais para orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, perdoe também vossos pecados. S e vós não perdoais, vosso Pai que está nos céus, não vos perdoará também vossos pecados.” (São Marcos, cap. XI, v. 25, 26)

Quais os objetivos da Prece?
Invocar -Por si mesmo -Pelos encarnados
Glorificar -Pedir por outrem -Pelos desencarnados
Agradecer
As preces dirigidas a Deus são ouvidas pelos Espíritos encarregados da execução das suas vontades; aquelas que são dirigidas aos bons Espíritos são levadas a Deus. Quando se ora a outros seres, senão a Deus, é apenas na qualidade de intermediários, intercessores, porque nada se pode fazer sem a vontade de Deus. (O Evangelho Segundo O Espiritísmo – cap. XXVII – Pedi e Obtereis – Allan Kardec)
Objetivo da prece é elevar nossa alma a Deus; a diversidade de fórmulas não deve estabelecer nenhuma diferença entre aqueles que nele crêem, e ainda menos entre os adeptos do Espiritísmo, porque Deus as aceita todas quando são sinceras. (O Evangelho Segundo O Espiritísmo – cap. XXVIII – Coletâneas de Preces Espíritas – Preâmbulo - Allan Kardec)
Reconheço Senhor, que sou uma criatura imperfeita, e que preciso mudar, portanto,
ajude-me...

As qualidades da prece estão claramente definidas por Jesus; quando orardes, diz ele, não vos coloqueis em evidência. Mas orai secretamente; não afeteis de muito orar, porque não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos, mas pela sua sinceridade; antes de orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, porque a prece não será agradável a Deus se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade; orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu; examinai vossos defeitos e não vossas qualidades, e se vos comparardes aos outros, procurai o que há de mal em vós.(O Evangelho Segundo O Espiritísmo – cap. XXVII – Pedi e Obtereis – Allan Kardec)

“Se não entendo o que significam as palavras, eu serei bárbaro para aquele com quem falo, e aquele que me fala será para mim bárbaro. Se oro numa língua que não entendo, meu coração ora, mas minha inteligência está sem fruto. – Se não louvais a Deus senão de coração, como um homem, entre aqueles que não entendem senão sua própria língua, responderá amém, ao final da vossa ação de graças, uma vez que ele não entende o que dizeis? Não é que vossa ação não seja boa, mas os outros dela não estão edificados.” (São Paulo, 1ª Epístola aos Coríntios, cap. XIV, v. 11, 14, 16 e 17)

Uma condição essencial da prece, segundo São Paulo, é de ser inteligível, a fim de que possa falar ao nosso espírito; por isso, não basta que ela seja dita numa língua compreendida daquele que ora; há preces em linguagem vulgar que não dizem muito mais ao pensamento do que se fossem em linguagem estrangeira, e que por isso mesmo, não vão ao coração; as raras idéias que elas encerram são freqüentemente, sufocadas pela superabundância de palavras e o misticismo da linguagem. (O Evangelho Segundo O Espiritísmo – cap. XXVII – Pedi e Obtereis – Allan Kardec)

A principal qualidade da prece é de ser clara simples, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos que não são senão enfeites de brilho falso. Cada palavra deve ter sua importância, revelar uma idéia, movimentar uma fibra: numa palavra, deve fazer refletir; só com essa condição, a prece pode alcançar seu objetivo, de outro modo, não será senão ruído. Vede também com que ar de distração e volubilidade elas são ditas na maioria das vezes; vêem-se lábios que se movimentam, mas, pela expressão da fisionomia e mesmo sem o som da voz, reconhece-se um ato maquinal, puramente exterior, ao qual a alma permanece indiferente. (O Evangelho Segundo O Espiritísmo – cap. XXVII – Pedi e Obtereis – Allan Kardec)

Os Espíritos sempre disseram:- “A forma não é nada, o pensamento é tudo. Orai, cada um, segundo, as vossas convicções e o modo que mais vos toca; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras estranhas ao coração.” (O Evangelho Segundo O Espiritísmo –cap. XXVIII – Coletânea de Preces Espíritas – Preâmbulo)

O Espiritísmo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando são ditadas pelo coração, e não pelos lábios; não impõe nenhuma delas, nem censura nenhuma. Deus é muito grande, segundo ele, para rejeitar a voz que implora ou que canta seus louvores, porque faz de um modo antes do que outro. Todo aquele que lançasse anátema contra as preces que não estão no seu formulário, provaria que desconhece a grandeza de Deus. Crer que Deus se prende a uma fórmula, é emprestar-lhe a pequenez e as paixões da Humanidade. (O Evangelho Segundo O Espiritísmo –cap. XXVIII – Coletânea de Preces Espíritas – Preâmbulo)

O que quer que seja que pedirdes na prece, creia que obtereis, e vos será concedido (São Marcos, cap. XI, v. 24)

Deus não conhece nossas necessidades?
- Existem pessoas que contestam a eficácia da prece.
- Nossos desejos não podem mudar os decretos de Deus.
- Há leis naturais e imutáveis que Deus não derroga aos nossos caprichos.
- Seria ilógico concluir que basta pedir para obter.
- A Providência sabe melhor do que nós, o que é melhor para nosso bem.
- Outros acreditam que tudo está determinado por uma fatalidade.
- Deus concede os meios para sairmos por nós mesmos das dificuldades por mérito dos nossos esforços próprios.

Preces dirigidas a Deus ouvidas pelos Espíritos encarregados da execução das suas vontades.

Fluído cósmico universal
Tudo está mergulhado nele.
Veículo do pensamento impulsos da vontade
Corrente fluídica

- Sustentam o homem nas suas resoluções:
Bons Espíritos - inspiram bons pensamentos

Homem de bem: devotamento/fé - intenção - tocar o coração

Preces Feitas aos Espíritos Sofredores:
- sentem-se menos abandonados,
menos infelizes;
- reergue a sua coragem;
- ativa o desejo de se elevarem pelo
arrependimento e pela reparação;
- desvia-os do pensamento no mal;
- alivia seus sofrimentos.

“A prece, a meditação elevada, o pensamento edificante, refundem a atmosfera, purificando- a.” (Missionários da Luz – cap. 5 – Francisco Cândido Xavier(Médium)/ André Luiz (Espírito)

“ O pensamento elevado santifica a atmosfera em torno e possui propriedades elétricas que o homem comum está longe de imaginar.” (Idem)

- Elevar a prece às entidades com humildade;
- Profundidade;
- Gratidão;
- Pedido de necessidades reais.



AO INVÉS DE PEDIR:- ....................ANTES PEDIR:-

Abrevie nossas provas paciência ..............coragem

Conceder alegrias ...............................resignação

Riquezas ...............................................progresso


Sucessos nos ........................................força, fé
empreendimentos
terrestres

“A PRECE DEVE SER DE TODO INSTANTE, SEM NECESSIDADE DE UM LUGAR PRÓPRIO.”

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

TEMA: A PRECE

RESUMO E BIBLIOGRAFIA :


RESUMO:-

Sem dúvida nenhuma, foi Jesus quem definiu melhor, o que deveria ser a prece.
Se até aquele instante, o homem fazia da prece um discurso evasivo, com simples palavras jogada ao sabor do vento, o Mestre dos Mestres, com a docilidade que é peculiar a Espíritos Puros, ensina a Humanidade, a importância da prece, a maneira de orar, e como ela pode se transformar num instrumento importante para a criatura, quando ela entra em contato com Entidades Superiores.
“Quando orardes, não vos assemelhes aos hipócritas que se comprazem em orar de pé nas sinagogas, e nas esquinas das cidades para serem vistos pelos homens...”
“ Quando vos apresentais para orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, perdoe também vossos pecados...”
“ Pai Nosso, que estais no Céus, santificado seja o vosso nome...”

O Espiritísmo vem nos explicar com riqueza de detalhes, todos os pontos importantes dos ensinos de Jesus, em relação a prece.
A importância dos Espíritos que intermediam nossos pedidos...;
Os objetivos claros que nela deve conter;
A qualidade, que está diretamente ligada com clareza, simplicidade, humildade...;
A eficácia : - “ O que quer que seja que pedirdes na prece, crede que obtereis, e vos será concedido. (São Marcos, cap. XI, v. 24)
A ação – todo o mecanismo que a envolve, e o caminho que ela percorre até chegar ao destino solicitado.

BIBLIOGRAFIA:

O Evangelho Segundo O Espiritísmo – Allan Kardec
Missionários da Luz – Francisco Cândido Xavier (Médium)/ André Luiz (Espírito)

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