quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Uma rosa para papai



O meu vagido soou agudo e alto.
Lá fora papai abriu um sorriso, ainda, em meio à preocupação de que tudo estava bem.
O período que se seguiu, preocupação com amamentação, roupinhas coloridas, mimos dos parentes e conhecidos e, o mais importante, os cuidados de mamãe.
Ninguém disse tantas coisas bonitas e me acariciou como mamãe.
O crescimento montado no inexorável tempo, no entanto, carecia de outros e especiais cuidados.
Assim é que na sucessão dos dias me acostumei a ver papai no seu esforço para que a família pudesse avançar em direção à sabedoria, sem percalços.
A preocupação com o trabalho, como só é acontecer com o trabalho do homem, tomava muito tempo e a sua presença junto às minhas experiências de vida eram sempre conseguida com muito esforço.
Às vezes o seu proceder e suas observações me chegaram um tanto quanto bruscas, sintéticas, como ordem de comando, não permitindo discussões.
Entretanto, os desentendimentos foram em menor número que os entendimentos.
Sempre, é bom que se diga, quando precisei de um conselho, de uma ajuda financeira, de reforço psicológico, ele estava por perto, como que um anjo da guarda, sem deixar faltar nada do que fosse absolutamente necessário para que o progresso não parasse.
O seu sorriso, a caderneta de tabuada, o acompanhamento na cirurgia necessária e mais não sei quantas mil vezes me senti apoiado por mãos fortes e carinhosas.
Era um campeão do amor.
Lá se vai um tempão que ele é só saudade.
A sua figura, por milagre e misericórdia de Deus, é permanente em minha mente e que se materializa quando minhas mãos procuram uma sustentação, nos momentos importantes, quando me ronda a falta de segurança.
No domingo vamos comemorar os dias dos pais.
A minha vontade é combinar com Deus para dar ao meu pai de presente um pedaço do Universo. Uma galáxia inteirinha. Com as suas luzes acesas em milhões de sóis e bilhões de planetas.
Sei, no entanto, que isso não é possível, pois quem sou eu para poder tanto.
Por isso, recolhendo-me à minha verdadeira expressão, que não passa de um cisco, graças à misericórdia do nosso querido Pai Celestial, diretamente do meu jardim, vou dar de presente uma rosa para papai.
Um beijo no seu coração, meu velho.
Feliz dia dos pais.

Nenhum comentário: