quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cabeça e Coração


Nas marchas e contra marchas dos posicionamentos dos políticos, quando se avizinham as eleições, deixam-nos iguais a rolha descendo o rio: Sem destino, sem paradeiro e sempre no esforço de mantermos a boca fora d’água.
Só percebemos, quando percebemos, as suas intenções quando véspera das eleições.
Entram neste clima especial, mas mal cheiroso, as composições que visam, num primeiro momento e, segundo o candidato a deputado, por exemplo, garantir uma votação que eleja o dito cujo.
Num segundo momento, principalmente, nas eleições para presidente, deputados, senadores e governadores, visam garantir que o governador receba os votos que o deputado afirma que carreou para ele.
Ordinariamente, no entanto, o governador sempre tem mais votos e, assim, presume-se que quanto mais candidatos a deputado tenha o partido mais voto terá o governador.
Esta base para ser formada leva em consideração, sempre, a inteligência do grupo em costurar apoios, passando por cima de programas partidários e ideais que devem nortear os atos políticos e que realmente são o cerne da democracia.
Assim, terminada a eleição para presidente, governador, deputados e senadores, os grupos se re-arrumam, remendando as composições que no passado serviram de base para o desempenho político do grupo.
Esquecem-se as afrontas, que muitas vezes excederam o limite da ética e se comprazem em inventar novas verdades para os eleitores acreditarem.
Reconheça-se que isto é um fato e, portanto, passou a ser, até certo ponto, regra do jogo que joga o nome dos políticos na lama, pois são considerados não confiáveis pela população.
Dona Maria, a minha vizinha que me ajuda a compreender e a entender o mundo em que vivemos em conversa sobre ideais, vaticinou:
– Não há nada neste mundo que um dia após o outro.
Concordo com ela e acredito mesmo que mais dia menos dia, os votantes farão justiça e os que usam só a cabeça, nos negócios políticos conhecerão o ostracismo dos que se omitem no importante papel de incentivar o desenvolvimento como um todo, ciência e moral e não apenas a supremacia dos espertos.
Tenho certeza que este objetivo divino é incondicional, por mais que sejam brilhantes os cérebros a serviço do egoísmo.
Severino, meu amigo de outro bairro, filosofou:
— Continuo acreditando que Deus, ao dar inteligência ao homem, estava prevendo que ele saberia dividir com todos, os seus frutos.
Hoje sofro amanhã meus filhos terão aprendido a sofrer menos e os meus netos menos ainda, apesar de toda a maldade dos que só pensam em usar a cabeça desvinculada do coração.
Acredito também.
 

Nenhum comentário: