quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Destino da Terra

Lá fora o tempo embaçado mostra um céu cheio de nuvens carregadas e apressadas, escolhendo
um lugar para desaguar.
Felizmente apesar de intensas, pelo menos por aqui, as enchentes têm se constituído de algumas ruas alagadas.
Pelo Sudeste, principalmente, as noticias de enchentes, deslizamentos e mortes, têm deixado todos por aqui apreensivos.
Parece que o planeta na reação ao descaso dos homens, que teimam em utilizar da natureza sem levar em consideração os limites lógicos, tenta mostrar a sua indignação.
No paralelo é vida que segue.
O entusiasmo dos homens, neste Natal, tenta abafar os infaustos acontecimentos e apesar de tudo, se confraternizam.
Um observador mais atento, por certo, vendo os extremos, se inscreve na lista que aumenta em velocidade importante, no rol dos preocupados com o futuro do planeta.
Segundo o Espiritismo, o planeta Terra é um mundo de Expiação e de Provas a caminho de transformar-se num mundo de Regeneração, que irá abrigar a Reencarnação de Espíritos de qualidade superior, para vivenciar vida mais feliz do que a que se vive hoje neste planeta.
Mas, a destinação só se completará se os homens, que estão atrasados nesta questão, com muito trabalho e denodo, conservarem a capacidade do planeta em oferecer da sua natureza tudo de que os homens vão precisar, para fazer o meio ambiente adequado para favorecer a vida de Espíritos de maior progresso.
Há os que afirmam que este é o destino do Planeta Terra.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Feliz Natal 2013


Este é o melhor Natal que estaremos festejando.

Os Natais que já se passaram tiveram os seus brilhos que fizeram brilhar muitos olhos, mas é o passado que não podemos modificar, muito embora, pensando hoje, reconhecemos que poderíamos ter sido melhores para com todos que dividiram conosco aqueles momentos de felicidades pelos quais passamos.
Mas, águas passadas não fazem girar o moinho.
Precisamos mudar aquilo que já foi muito bom para algo que seja melhor ainda.
É Coisa difícil, que se tornara mais fácil segundo a nossa decisão.
Podemos começar olhando através da janela para a vida que se passa lá fora. Vamos nos lembrar dos que não têm teto e que vivem a esmolar a comida. São endereços que merecem a nossa atenção e, como são impessoais, examinemos se através das inúmeras Instituições que prestam socorro a esta gente prestamos a nossa solidariedade através da contribuição que nos foi possível.
Além desses, precisamos levar em conta, também, os órfãos, os idosos, os presos, os hospitalizados e os que perambulam pelas ruas, falando com outra dimensão que não podemos alcançar.
Cumprida esta parte da missão que é nosso dever, então, podemos começar a escolher as cores e os brilhos com os quais estaremos enfeitando a nossa noite de Natal.
Por certo estarão ao nosso lado os nossos familiares e os nossos amigos, mas principalmente poderemos sentir a presença de Jesus, graças à Paz que teremos conquistado com as nossas atitudes positivas enriquecendo o meio em que vivemos.

Feliz Natal e Próspero Ano Novofeliz Natal 2013feliz f











sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A ferrada do IPTU

Era só o que faltava!
Imaginem que o dono do Supermercado, neste momento da história está querendo cobrar a diferença de preço de uma caixa de ovo que eu comprei há 14 anos, atualizando o valor pelo preço que hoje o mercado está vendendo tal produto da galinha.
A afirmação do mercadão é que é direito dele já que ficou tanto tempo sem ver aquela diferença.
Estou certo que vocês acham isso um absurdo. Eu também acho.
E este processo é o mesmo que está sendo usado pela Prefeitura Municipal para corrigir o valor do IPTU de todas as casas de nossa cidade.
A alegação é que não houve reajustes desde mais de 10 anos. Acham que está afirmativa é suficiente para que metam a mão no nosso bolso.
Ora, se não aconteceram reajustes é porque a Prefeitura achou que não devia reajustar e, portanto, os valores arrecadados eram suficientes para ocorrer os gastos dela.
Como agora dizem ao contrário, que eles precisam reajustar o IPTU, que o façam pelo valor corrigido pelo índice da infração deste último ano e, no máximo, aumentem 1% ao índice a guisa de começar a corrigir o valor necessário de arrecadação, continuando a mesma economia de gastos que até hoje ela vem usando.
Pois é inadmissível que queiram corrigir de uma só vez os valores que ela abriu mão para favorecer o político que estava no seu comando.

O certo é que a prefeitura convoque os políticos que fizeram esta politicagem e cobrem deles, agora, os valores que foram deixados de arrecadar para satisfazer os seus planos de reeleição.

A Faculdade de Medicina

Como se fosse um Michael Jackson redivivo, com seu Thriller e seus mortos vivos, volta à tona a possibilidade de Araras ter uma Faculdade de Medicina.
Desde há muitos anos essa história ressoa em nossas lembranças.
Até um prédio foi construído para receber a Faculdade de Medicina, tida lá naquela ocasião como coisa certa, enchendo os ararenses de felicidade.
Acabou sendo um tiro n’água, desiludindo toda a cidade.
Reconheçam-se os esforços despendidos pelos responsáveis, que, no entanto, imagino, a política derrotou.
Agora já somos pré-selecionados e o nosso governo municipal é do mesmo partido  da Presidenta Dilma, o PT.
Digamos assim: As variáveis nunca estiveram tão a nosso favor.
Por isso estamos todos em orações e torcendo muito para que a intenção do nosso governo municipal se torne realidade, transformando-se no acontecimento mais importante deste século para a nossa cidade.
Mas, como diz o ditado popular –“Cachorro picado de cobra tem medo de linguiça”.
Para agravar o nosso temor, temos, ainda, o sistemático e temido fato de que temos visto, por parte deste nosso governo ter prometido tanta coisa e ter encontrado tanta dificuldade para transformar as promessas em realidade.
 Não se trata de mau agouro, pois sabemos que a vinda de uma Faculdade de Medicina para a nossa cidade, vai permitir que a Secretaria de Saúde possa planejar e fazer acontecer melhora no atendimento aos munícipes, pois por melhor que dizem estar, ainda está devendo em quantidade e qualidade.
Aliás, é uma oportunidade única.

Por isso, convidamos todos os ararenses se juntarem a nós para que nossas orações, em energias positivas, ajudem que a Faculdade de Medicina seja destinada a Araras. 

domingo, 8 de dezembro de 2013

Nosso anjo preferido


Ela sentava-se na cadeira empalhada com taboa do brejo e com, a mesa posta aguardava os seus  amigos e vizinhos que vinham comemorar o seu aniversário.
A expectativa acabava se tornando realidade.
Como em todos os anos as caixas de Pó de Arroz, Sabonetes e vidros de Perfumes, eram os presentes que enchiam  a cama bem arrumada no melhor quarto da casa.
 Eram os melhores momentos para dona Benvinda, um anjo bom que Deus enviou para encher de alegria a todos nós.
A sua casa estava construída na parte da frente do grande terreno, que mais parecia uma chácara.
Naquele quintal dos sonhos de todos os meninos, estavam plantadas em bem cuidadas, frutas que faziam a nossa alegria.
Quanto tempo empoleirado nos pés de jabuticaba, chupando as frutas e jogando as cascas para o chão que o querido anjo fingindo preocupação pedia para que não comecemos tantas frutas.
Na mangueira alta e frondosa, estavam as frutas mais ambicionadas do quintal: eram as mangas bourbon, doces amarelas, suculentas, que  uma só valia por um almoço. Subir na mangueira exigia um certo equilíbrio de trapezista, mas valia a pena.
Mais dois tipos de mangas, todas muito gostosas, goiabeira, uvaia, caqui, cabeludinha (?), abacateiro e outras frutas que nem me lembro.
O paraíso, casa de dona Benvinda e do seu Batista, ficava quase que na esquina da Rua 13 com  a  Rua 7 de setembro, onde hoje existe um prédio de apartamentos.
Dona Benvinda, gorda e até pela dificuldade de minha mãe nos manter quietos, adotou-nos de maneira a se transformar numa segunda mãe para mim e para os meus irmãos.
Hoje com certeza ela descansa no Céu, lugar que ela deve ter valorizado com o seu carinho e desprendimento.
O presente texto acredito, não lhe faz integral justiça, pois não se consegue colocar no papel o amor que com tanta vivacidade dona Benvinda tinha no coração.
Resta, no entanto, o nosso esforço para, apesar de com certa timidez, endereçar-lhe, onde quer que esteja a nossa lembrança carinhosa.
Muito obrigado Dona Benvinda.


domingo, 1 de dezembro de 2013

Os anjos já não voam como antigamente

Será que o Genoíno, caso tenha recebido alguma indenização por ter participado da guerrilha que combateu o governo militar, vai devolvê-la ao Governo Brasileiro.
Seria o caso, pois se ele acha que defendeu o país como guerrilheiro, deve saber, também, que andou metendo a mão em dinheiro que não era dele, emporcalhando a Democracia que ele diz ter defendido.
Acho que ele merece todo o respeito, por parte da justiça, caso esteja mesmo tão doente que não possa cumprir a pena em regime aberto, mas merece também da justiça todo o rigor que merecem todos os marginais por ela condenados, caso esteja blefando.
Seja lá como for, pelos resultados dos exames divulgados, ele não está com problema tão sério assim e, infelizmente, a sua tentativa de ficar sentado na varanda de sua residência ao invés de ficar na cadeia só serviu para denegrir, ainda mais, a sua imagem perante o povo brasileiro.
O problema serviu, também, para fazer o mensalão continuar na crista do noticiário da imprensa brasileira.
Agora, de positivo, este fato dentro do acontecimento mais importante da justiça brasileira, está servindo para alimentar a nossa quase esquecida esperança de que o Brasil pode vir a ser o país do futuro.

Terminando, chamamos a atenção para a cara de pau dos condenados no caso do mensalão, que nem vermelho ficam bradando aos 4 ventos que eles são anjos e que só não estão voando porque esqueceram suas asas não se sabe aonde. Achamos que foi no STF do Ministro Joaquim Barbosa.