domingo, 8 de dezembro de 2013

Nosso anjo preferido


Ela sentava-se na cadeira empalhada com taboa do brejo e com, a mesa posta aguardava os seus  amigos e vizinhos que vinham comemorar o seu aniversário.
A expectativa acabava se tornando realidade.
Como em todos os anos as caixas de Pó de Arroz, Sabonetes e vidros de Perfumes, eram os presentes que enchiam  a cama bem arrumada no melhor quarto da casa.
 Eram os melhores momentos para dona Benvinda, um anjo bom que Deus enviou para encher de alegria a todos nós.
A sua casa estava construída na parte da frente do grande terreno, que mais parecia uma chácara.
Naquele quintal dos sonhos de todos os meninos, estavam plantadas em bem cuidadas, frutas que faziam a nossa alegria.
Quanto tempo empoleirado nos pés de jabuticaba, chupando as frutas e jogando as cascas para o chão que o querido anjo fingindo preocupação pedia para que não comecemos tantas frutas.
Na mangueira alta e frondosa, estavam as frutas mais ambicionadas do quintal: eram as mangas bourbon, doces amarelas, suculentas, que  uma só valia por um almoço. Subir na mangueira exigia um certo equilíbrio de trapezista, mas valia a pena.
Mais dois tipos de mangas, todas muito gostosas, goiabeira, uvaia, caqui, cabeludinha (?), abacateiro e outras frutas que nem me lembro.
O paraíso, casa de dona Benvinda e do seu Batista, ficava quase que na esquina da Rua 13 com  a  Rua 7 de setembro, onde hoje existe um prédio de apartamentos.
Dona Benvinda, gorda e até pela dificuldade de minha mãe nos manter quietos, adotou-nos de maneira a se transformar numa segunda mãe para mim e para os meus irmãos.
Hoje com certeza ela descansa no Céu, lugar que ela deve ter valorizado com o seu carinho e desprendimento.
O presente texto acredito, não lhe faz integral justiça, pois não se consegue colocar no papel o amor que com tanta vivacidade dona Benvinda tinha no coração.
Resta, no entanto, o nosso esforço para, apesar de com certa timidez, endereçar-lhe, onde quer que esteja a nossa lembrança carinhosa.
Muito obrigado Dona Benvinda.


Nenhum comentário: