sábado, 8 de abril de 2023

Cuidemos dos Jardins

Cuidemos dos Jardins

 

Vernil Eliseu – 06/07/2006

 

vernilelisu@gmail.com

 

 

Quantos de nós, como loucos, saímos pela vida afora, como se fossemos verdadeiros cruzados, em busca do Santo Graal, brandindo espadas inexistentes, ferindo adversários invisíveis.

 

Acabamos chegando a lugar nenhum, cansados, de olhos esbugalhados, surpresos, pela iniqüidade de todo nosso esforço.

 

Na verdade, o que nos moveram, para esta aventura, foram os nossos anseios.

 

Buscamos o sucesso como se o sucesso fosse o único objetivo de nossas vidas.

 

Não sabemos, em virtude da inexperiência que ainda portamos que, o sucesso é uma utopia que haveremos de conquistar, quando atingirmos a perfeição.

 

Por certo, histórias de vencedores nos impressionaram e nos inspiraram.

 

Só não nos alertamos para o fato de que as vitórias são apenas alguns centímetros que temos que percorrer, sendo duramente testados em direção ao sucesso.

 

Por isso, havemos de nos prevenir para estes esforços que não nos levam a lugar nenhum.

 

Precisamos é vencer as pequenas distâncias que a convivência social nos impõe. E isso é necessário, pois que, sozinhos não poderemos construir nada do que ansiamos em nossas vidas.

 

A pressa de percorrer grandes distâncias em atitudes que qualificam a nossa personalidade e servem para delinear a envergadura dos nossos espíritos, não nos permitem olhar para os lados e tratar com o carinho que merecem os nossos companheiros de tempo.

 

Quais seriam os ensinamentos que poderíamos usar para que isso possa ser uma realidade?

 

O valor dos nossos pais, o calor de nossos amigos, o carinho de nossa esposa, a alegria de nossos filhos, a beleza de nossa cidade, as maravilhas da natureza que dão cores ao mundo, tudo isso, mas tudo mesmo faz parte do tempero que transforma as nossas vidas em viagem segura para o sucesso.

 

De cavaleiros da Távola Redonda do grande Rei Arthur, que aprendemos a admirar, precisamos, todos nós, nos transfigurarmos em poetas.

 

Os poetas, de todas as qualidades que possuem, a meu ver, também, têm a facilidade de, com lindas palavras, nos fazer convites para enfrentar os duros embates da vida.

 

É uma maneira, de povoar as nossas cabeças com melhores pensamentos, que no mínimo, fazem os nossos pensamentos menos egoístas.

 

Portanto fiquem com a beleza da construção de Mário Quintana:

 

“O segredo não é correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

 

 

  

Nenhum comentário: