terça-feira, 1 de outubro de 2013

Meu Reino por um vagalume!


    Manhêêêê! Mããããããe!


    O que que é menino. Pare de gritar!

    Eu tô com medo do escuro. Dá para a senhora ficar comigo até eu pegar no sono?

    Espera um pouco aí, até o seu pai acabar de mudar de roupa, pois eu estou segurando a vela para ele enxergar as pernas do pijama.

Dona Maria, soltou um palavrão entre dentes, e pensou no que estava acontecendo.

Quantas e quantas vezes ouviu no noticiário e, inclusive, lembrou-se do ministro Hélio Beltrão, que em Araras, naquele tempo, já alertava para a certeza de problemas com energia elétrica no Brasil.

Apesar disso, os governos se sucederam e nada foi feito em matéria de investimentos para solucionar o problema.

Agora o jeito era treinar viver no escuro.

Já havia tentado as lanternas e luzes de emergência à bateria, que o custo fez com que a família desistisse de usar.

O lampião à gás, apesar da boa qualidade da luz fornecida, com aquele barulhinho de água descendo a serra, só fazia era dar sono em todo mundo e o resultado era dormir cedo e acordar cedo, necessitando de luz para enxergar de madrugada.

Estava difícil de achar um meio de solucionar o problema de ter que economizar energia e baixar o valor das contas de luz.

Ela não queria achar culpados, mas aguentar o Presidente da República dizer que havia sido pego de surpresa, foi demais para o caminhão de Dona Maria.

Achava o presidente charmoso. Mas, que diabo, ele já estava no poder há 6 anos e não estava sabendo da necessidade de investimentos para gerar energia elétrica?  

    Parece brincadeira de quem não sabe o valor da sua posição na vida. Falou alto Dona Maria.

O marido que acabara de descobrir que vestira o pijama no avesso e ao tentar arrumar caíra de joelhos, com os dois pés enroscados na mesma perna da calça, gritou:

    Maria, pelo amor de Deus, acenda esta maldita luz, pelo menos até eu vestir o pijama.

    Mas, e a economia? Eles vão acabar chupando o nosso sangue no valor da conta deste mês.

    Pro diabo com a economia. Já chega a comida que perdemos por causa de desligar o Freezer. Agora esfolo o meu joelho, não dá para aguentar.

    Mas...

    Não tem mais nem menos. Acenda a luz antes que eu te faça engolir esta vela!

    Valha me nossa Senhora da Aparecida.

Começou a rezar Dona Maria para depois num desabafo quase gritar: 

    Meu reino por um vaga-lume, gigante!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: