domingo, 27 de outubro de 2013

Aventuras

O Tico Corrocher era nosso mentor. Mais velho, “inventava” as aventuras.

O cenário, como não podia deixar de ser, era o quintal da casa dos pais do Rui Barbosa, amigo que nunca mais vi.

Se bem descrevo, o cenário era formado pela lenha colocada para secar e dar bom fogo sem fumaça, formando um triangulo em túnel que tomava todo o quintal, desde a porta da cozinha até a cerca dos fundos.

Para a imaginação de todos nós, a lenha que formava o túnel, ora era o navio desbravando mares bravios e de ondas gigantescas, provocadas pela erupção do vulcão que nunca deixava de expelir fumaça, pois era a chaminé do fogão da mãe do Rui; ora era a diligência, que em disparada pela planície levava a mocinha aos gritos, perseguida pelos bandidos; ora era a Pirâmide de um dos reis do Egito, que maldosamente, vestido em tiras de trapos, transformava-se na Múmia que a todos nós perseguia; ora era a porta da nave espacial que acabava de chegar do planeta Terra, para explorar o desconhecido e longínquo planeta de Ets disformes e, talvez porque o time de Parque Antártica fosse o mais famoso daquela época, eram verdes com cifres que na ponta levavam mais dois olhos, tornando os figuras, ainda mais, ameaçadora.

O engraçado é que não consigo lembrar-me dos pais e nem dos irmãos do Rui. Só consigo lembrar-me dele.

Alem do Tico, o nosso mentor, juntava-se a nós o Perilo, o famoso “Manga Espada”, O Daio, irmão do Perilo, filhos do Plácido, jogador da AAA e outros que a minha memória insiste em não revelar com clareza.

Hoje, com certeza posso afirmar a possibilidade daqueles momentos de puro deleite, não se repetiriam.

O romantismo daquela época era inigualável. Éramos pouco comprometidos com a realidade dos adultos, vivíamos os momentos próprios da infância, que àquele tempo, durava muito mais que hoje.

Na verdade, eu penso assim: Nascemos para viver e impulsionar o progresso do mundo, na medida da necessidade que aquela atualidade precisava.

Eu e meus amigos, rodados e temperados pelos acontecimentos que o tempo sem descanso impôs, nos sentimos um tanto quanto deslocados em virtude dos bytes que atravessam o ar como projéteis de uma metralhadora que espalha a vida mais apressada, sem que tenha chance de admirar o brilho das estrelas.

Mas, basta olhar os brilhos dos nossos olhos que, com certeza, se verá do que é feito o nosso coração.

Penso que estamos saindo ganhando.

 

Nenhum comentário: