quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O egoísmo para o crescimento



Tenho um amigo que é bem enfronhado nas coisas de nossa cidade.

Atuante, a sua melhor contribuição para o meio em que vivemos é o seu destemor em levar para todos o conhecimento dos fatos. Não mede esforços para que isso aconteça e, por isso, posso dizer que conquistou o reconhecimento na sua profissão.

Não foi sempre assim.

Antes precisou, alegoricamente falando, empunhar o facão para desbravar a floresta para abrir a sua clareira.

Infelizmente, como tende a acontecer com todos neste planeta, no que conquistou o seu espaço, eis que surgiu nas suas atitudes, em cores mais carregadas os resquícios do egoísmo que todos nós levamos dentro de nós.

Teria sido falta de atenção de sua parte?

Acredito que não. Acho que o meio levou-o a ter este comportamento.

Aliás, o meio em que vivemos, com certeza, com suas tentações e armadilhas é o grande causador da aparição do egoísmo.

Isso acontece com todos os filhos de Deus.

Nuns aparece em pequenas quantidades e em outros em grandes bateladas.

No primeiro caso, o egoísmo costuma ferir os companheiros doloridamente.

No segundo caso, isto é, no caso de bateladas de egoísmo, machuca, mas também marca o autor e neste caso fica fácil ajudá-lo ou se não for possível, apartá-lo até que a vida o obrigue a se harmonizar novamente.

A verdade é que nesta vida todos nós temos de nos munir de muita paciência e compreensão para com os nossos amigos, assim como, também, devemos estar sempre torcendo para que os nossos amigos tenham conosco esta paciência e compreensão.

Pois verdadeiramente todos nós que estamos nesta aventura, neste planeta, somos de igual qualidade de progresso e, por isso, sujeitos a todos os defeitos, assim como, também, sujeitos a todas as virtudes que nele existe.

O certo é que a nossa transformação em bons ou maus, sob a batuta da necessidade do aprendizado, acaba direcionando todos nós para a progressão.

Fácil constatar esta verdade, principalmente se analisarmos, o próprio progresso do meio em que vivemos desde o nosso nascimento até agora, momento da nossa idade madura.

A realidade da progressão dos materiais promovida pela ciência, onde a necessidade que temos do concurso dos nossos pares para a sua utilização em prol de todos, exigem, que mais e mais cresça em nós o respeito para com os direitos de todos.

Por isso tudo, o fato deste meu amigo, ter mostrado o seu egoísmo, estou certo, contribuirá para, que outros tantos amigos, com as suas expressões egoísticas se misturem e se confrontem até que o entendimento calce neles as sandálias da humildade, representadas pela necessidade de que alguém tem que ceder para que o entendimento se faça e todos saiam do palco deste grande teatro que é o nosso mundo, acrescidos de muito mais experiências.

Se você teve ontem seus momentos de egoísmo, lembre-se que hoje os egoísmos de outros lhes serão contrários e os ferimentos que causarão estarão na ordem direta do tempo em que os envolvidos levarão para se entenderem.

Faça a sua parte em prol do entendimento e viva uma vida melhor.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ele disse eu não sei o que sinto por você. Não quero mais saber o que você tem a dizer
Agora me deixe em paz, não tente me entender. Pois pra mim, tanto faz, o que ainda pode acontecer? Mil coisas acontecem ao seu redor. Você não as percebe pois não pode distingui-las.Talvez não faça diferença, e o que resta pra você. São somente as coisas que você pode suportar. O que podemos suportar! Não vá pensar que eu chorei por você. Não vá pensar que eu sofri por você. Não vá pensar que um dia amei você. Não vá acreditar, não. Em tudo o que falam por aí. Pois a mentira um dia, ele pode lhe ferir,queria consertar tudo o que aconteceu, mas na verdade sei que este erro não foi meu. Destilei meu sangue em algo forte. Pra que eu pudesse me sentir melhor. Mas do contrário, eu me senti pior. E usei deste artifício pra ocultar a dor. De ter perdido um quase amor. Por ter perdido quase amor.
E por "egoísmo" ter desistido!!!