sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Capítulo III - Há muitas moradas na casa de meu Pai - 1



DIFERENTES CATEGORIAS DE MUNDOS HABITADOS

Os ensinos dos espíritos nos dizem que, muitas são as condições dos mundos, quanto o grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes.
Do ponto de vista dos recursos naturais, cada mundo tem disponível, para que o seu habitante use e desenvolva o suficiente.
Afirmamos que, cada ser vive no mundo que merece.
O desenvolvimento de um é o espelho do outro.
Nos mundos inferiores a existência é toda material, reinam soberanas as paixões, a vida moral é quase inexistente. À medida que a moral se desenvolve, a influência da matéria diminui.
Do Instinto até o raciocínio.
Da ignorância até a sabedoria.
De um mundo para outro mundo, o ser passa pelos mundos intermediários.
O mal e o bem se misturam.
Assim, embora não seja possível uma divisão taxativa, podemos dividir:
1 - MUNDOS PRIMITIVOS
2 - MUNDOS DE PROVAS E DE EXPIAÇÃO
3 - MUNDOS DE REGENERAÇÕES
4 - MUNDOS DITOSOS
5 - MUNDOS CELESTES OU DIVINOS.
-Que vosso coração não se turbe - crede em DEUS - crede também em MIM.
-Há muitas moradas na casa de meu PAI.
-Se assim não fosse, EU já vos teria dito, porque EU ME vou para vos preparar o lugar.
-Depois que EU tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, EU voltarei e vos retomarei para MIM, a fim de que lá onde Eu estiver, aí estejais também.
São João, Capítulo XIV, Versículos 1, 2 e 3.
No livro Cartas de uma Morta - Maria João de Deus, mãe do nosso inolvidável Chico Xavier - nos conta sobre o Planeta Marte:
...Vi me a frente de um lago maravilhoso, junto de uma cidade formada de edificações análogos às do nosso
Planeta Terra. Apenas a vegetação era ligeiramente avermelhada, mas as suas flores e os frutos, particularizavam-se pela variedade de cores e perfumes.
Percebi, perfeitamente, a existência de uma atmosfera parecida com a da Terra, mas o ar, na sua composição, afigurava-se-me muitíssimo mais leve. Assegurou-me então o mestre que me acompanhava, que a densidade do Planeta Marte é sobremaneira mais LEVE, tornando-se a atmosfera muito rarefeita...
“”Mas o que mais a impressionou, não foram as expressões físicas do Planeta Marte, mas a própria sociedade, constituída de tal forma que as guerras ou flagelos são desconhecidos. A vibração de Paz e de Harmonia que ali se experimentam, irradia aos corações Felicidades nunca sonhadas no Planeta Terra.
A mais profunda espiritualiade caracteriza essa Humanidade, rica de AMOR FRATERNO E RESPEITO AO CRIADOR”’
Na Revista Espírita n. 3 e 4 de 1858, o Espírito de Bernard Pallissy, que viveu no Planeta Terra, no sexto século e atualmente habita o Planeta Júpiter, nos relata aspectos desse planeta que é o maior de nosso Sistema Solar.
Suas respostas confirmam tudo o que foi dito sobre Júpiter, em diversas épocas, por outros Espíritos e por intermédio de diferentes médiuns:
...Em Júpiter reina exclusivamente o Bem e a Justiça, porque não há senão bons Espíritos.
A conformação dos corpos é quase a mesma dos nossos, mas é menos material, menos denso, de maior leveza específica. Eles se transportam de um lugar para outro apenas roçando a superfície do solo, como pássaro no ar o peixe na água.
Sua alimentação é puramente vegetal, composta de frutas e plantas, pois o homem é protetor dos animais. Além disso, eles haurem o alimento do meio ambiente aspirando as emanações nutritivas.
A duração da vida é, proporcionalmente, muito maior que sobre o nosso Planeta Terra; a média equivale a cinco dos nossos séculos. O desenvolvimento também é muito mais rápido, e a infância dura apenas alguns dos nossos meses.
Os animais mais desenvolvidos do que os nossos, são encarregados da execução das obras manuais; são servidores e operários. O homem é, para eles, uma divindade tutelar, que jamais abusa do seu poder para oprimi-los.
Os Espíritos se desligam facilmente e entram em comunicação recíproca unicamente pelo pensamento, sem excluir, todavia, a linguagem articulada.
Comunicam-se mais facilmente do que nós com os outros Espíritos. A matéria não está mais entre eles e os Espíritos. A vidência, ou segunda vista, é natural a todos.
Habitam cidades como aqui, formando também diferentes povos, mas todos unidos entre si por laços de amor. Não há mais crimes e as guerras são ali desconhecidas.
Há ninguém falta o necessário e ninguém tem o supérfluo. A Fortuna de cada um é proporcional à sua condição
As desigualdades sociais estão apenas no fato de que uns são mais ou menos avançados na perfeição que outros. Aqueles que são superiores tem, sobre os outros, uma espécie de autoridade, como um pai sobre os filhos. A autoridade, portanto, se baseia no grau superior de perfeição. A ocupação principal é encorajar os Espíritos que habitam os mundos inferiores a perseverarem no bom caminho. Não tendo infortúnio a aliviar entre si, vão procurar onde se sofre. Sendo a matéria do corpo mais depurada, ela se dissipa depois da morte, sem ocorrer a decomposição. Ali não existe a maioria das enfermidades que nos afligem. A intuição que têm do futuro, a segurança de uma consciência sem remorsos, fazem com que a morte não lhes cause nenhuma apreensão; vêem na chegar sem medo e como uma simples transformação. Os Espíritos crescem sempre em perfeição sem mais suportar provas. Podem enfrentar sofrimentos, mas apenas em missões, que escolhem por amor ao bem. Perguntados se o homem, deixando o Planeta Terra pode ir imediatamente para Júpiter, ou um mundo análogo, os Espíritos respondem que SIM, mas advertem:
Sobre o Planeta Saturno, considerados por muitos o mais Belo, Maria João de Deus, no seu livro, nos trás detalhes da vida por lá.
...Vi me então, numa superfície diversificada, onde parecia pisar sobre um amontoado de massas mais ou menos análogas ao gelo sentindo-me envolvida numa temperatura singular. Avistei muito distante, como um novelo de luz, levemente azulado, o Sol, todavia, só pude saber que se tratava desse astro porque me disse o esclarecido mentor e devotado guia, tal era a diferença que eu constatava. A luz se espalhava por todas as coisas, mas, o seu calor era menor, dando-me a impressão de frescura e amenidade, arrancando do cenário majestoso, que eu presenciava, tonalidades de um rosa pálido e de um azul indefinível. Vi, depois, várias habitações de estilo gracioso, onde predominavam grandes colunatas artisticamente dispostas, decoradas com uma substância para mim desconhecida, que mudava de cor, em lindíssimas nuanças, aos reflexos da luz Solar.
...O dia se findava, desaparecendo o globo azulado e longínquo do sol nos horizontes desse mundo prodigioso; seu brilho esmaecia e, quando o reflexo cerúleo se observava em todas as coisas, um cenário esplendoroso e inenarrável descerrou-se ao meu olhar atônito. Nas imensidades do éter acendeu-se o lampadário maravilhoso; afigurava-se que uma auréola de chamas, lindamente coloridas, coroava esse orbe encantado, em meio às luas fulgurantes, que me pareciam Vitórias-Régias, resplandecendo num mar de suavíssimas claridades. Deparei-me com grande massa de substância fluídica, um pouco semelhante à água levemente rosada, elucidando o meu prezado mentor tratar-se dos mares saturninos, enquanto apreciava as fontes encantadas e os lagos róseos como se fossem encravados em geleiras alvíssimas. Observei, então, um quadro indescritível: Bem no cume de um monte, que parecia de neve, certo palácio de colunas preciosas, emergia de uma alcatifa de flores. Resplandecia os anéis luminosos no firmamento e grande multidão ali se reunia em atitude de recolhimento e prece. Vi, então, elevar-se aos Céus constelados uma onda de luminosidade feérica e de amplitude azul, onde evolucionavam os lindos satélites desse orbe de sabedoria e ventura, um jorro de sol desceu sobre aqueles seres silenciosos e recolhidos. ‘’Era a correspondência visível entre dois planos...
Vimos pequenos exemplos do que encontramos pelo universo, no espaço imediato ao nosso Planeta Terra e convidamos todos à reflexão do que poderemos encontrar no universo pelo espaço afora. Mundos de beleza inigualável, aos milhares, aos milhões, semelhantes ou completamente diferentes do nosso mundo maravilhoso. Sistemas com sóis múltiplos iluminando e dando vida a Planetas com habitantes superiores aos do Planeta Terra, mundos com sol coberto por névoa, vapor ou coisa semelhante, fabricando a vida que só virá após milhões de anos. Mundos dedicados às artes, às músicas celestiais, à ciência divina. Mundos de amor, de ventura, mundos de aprendizados, de luta , de regeneração.
MUNDOS FANTÁSTICOS ESPALHADOS NO ESPAÇO INFINITO, A DISTÂNCIAS TÃO INCRÍVEIS, PARA O HOMEM COMUM, IMPOSSÍVEIS DE SEREM VENCIDAS E QUE PARA OS ESPÍRITOS SUPERIORES, NÃO OFERECEM OBSTÁCULOS. LIBERTOS DA MATÉRIA, VENCEM AS DISTÂNCIAS NA VELOCIDADE DO PENSAMENTO.
PLUTÃO= 230o ABAIXO DE ZERO - 2 SÉCULOS E MEIO=1 VOLTA EM TÔRNO DO SOL
JÚPITER= O MAIOR PLANETA DO SISTEMA SOL=1 ANO = 12 ANOS TERRESTRES
MERCÚRIO= O MENOR PLANETA DO SISTEMA SOLAR =1 ANO = 88 DIAS TERRESTRES
É ainda MARIA JOÃO DE DEUS quem nos descreve a vida num Planeta de um Sistema de Estrelas Triplas (3 Sóis).
...Penetramos numa atmosfera rosada, plena de luz, mas de claridade suave, que se irradiava espalhando sons dentro da mais harmoniosa das cadências que os meus ouvidos escutaram. Sobre as nossas frontes, contemplávamos, então, um Sol magnífico, COR DE ROSA quase enrubescida, emprestando ao ambiente, em que nos movíamos as mais estranhas cambiantes. A seguir, percebemos que uma estrela ESVERDEADA brilhava no infinito dos céus, misturando as suas claridades esmeraldinas com as tonalidades róseas, que se estampavam em todas as coisas e, de repente enquanto uma dessas estrelas se encontrava no zênite e a outra prestes a desaparecer nos horizontes, outro Sol surgia, AMARELO, cor de laranja amadurecida, tonalizando como um novo elemento, as paisagens. As ousadas concepções dos pintores terrenos ficariam aquém das sublimes realidades por nós observadas, referentes aos efeitos da luz, nesse Sistema de encantamentos.
MUNDO DE PROVA E DE EXPIAÇÃO
A inteligência, a serviço da humanidade, portanto superior, em grande número dos seus habitantes, nos mostra que a Terra há muito deixou de ser um mundo Primitivo, para Espíritos que saíram das mãos do CRIADOR, encarnar. As qualidades inatas constituem a certeza de terem realizados progressos (Morais). A propensão a numerosos vícios indica que a imperfeição moral ainda persiste.
A nós ESPÍRITAS cabe a tarefa de treinarmos diuturnamente a cultivarmos o bem e semeá-lo abundantemente entre os nossos irmãos. Nem sempre os Espíritos que encarnam na Terra, vêm para expiação: -Os selvagens - saíram da infância e estão em curso de educação junto a Espíritos mais adiantados; -Semi civilizados - Os mesmos Espíritos em via de progresso, de certo modo são raças indígenas da Terra, que por séculos aí se elevaram, algumas chegaram ao aperfeiçoamento intelectual dos povos mais esclarecidos.
Os Espíritos em expiação na Terra, já viveram noutros mundos e obstinados ao mal, tiveram que ser degredados para o meio de Espíritos mais atrasados, com a missão de fazer estes avançarem. Para essas raças é que os infortúnios da vida se revestem de maiores amarguras. Por isso, a Terra é um mundo de EXPIAÇÃO, cuja variedade é infinita, mas revelando todos, como caráter comum, o de servirem de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à Lei de DEUS. A luta do bem contra o mal e a inclemência da natureza, duplo e árduo trabalho, desenvolve as qualidades morais (coração) e técnicas (inteligência) redundando em proveitoso progresso do Espírito. Graças à bondade e misericórdia de DEUS.

MUNDOS DE REGENERAÇÃO
De encarnação em encarnação as Almas se depuram, se regeneram e voltam dignas da glória que lhes fora destinadas Os mundos Regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes.
A alma penitente encontra neles a calma e repouso e acaba por depurar-se.
Ainda sujeitas as leis que regem a matéria;
A humanidade experimenta as novas sensações e desejos, mas, liberta das paixões desordenadas de que somos escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca, AMA;
O amor a DEUS e às suas Leis. O amor ao PRÓXIMO, ENCAMINHA-NA PARA DEUS.
A felicidade ainda não é perfeita.
O Homem ainda é de carne e por isso sujeito às vicissitudes de que libertos só se acham os seres completamente desmaterializados.
Ainda suporta provas, porém sem as angústias da expiação.
Portanto, comparados com o Planeta Terra, esses Mundos são DITOSOS.
O homem divisa melhor o futuro.
Compreende a existência de outros gozos prometidos pelo SENHOR, aos que se mostrem dignos, quando retornarem ao MUNDO ESPIRITUAL.











Nenhum comentário: