sábado, 26 de janeiro de 2008

Capítulo XV - Fora da Caridade não Há Salvação - 1


Há dois mil anos Jesus estabeleceu as regras para a evolução espiritual do mundo.
Nelas Jesus alertou para os diversos estágios de grandeza dos espíritos encarnados na terra.
Particularmente, a Parábola do bom Samaritano, enalteceu a caridade. A sua figura, no contexto daquele tempo, porém, pode ser adaptada para o contexto do nosso tempo:

“ O rapaz de olhos ladeados por olheiras extremamente escuras, beirando a demência, cambaleando, entrou pela porta procurando alguém que o amparasse.
O plantão do atendimento fraterno, alertado, apressou-se em conversar com visitante.
Ele fez desfilar, com alguma dificuldade e alguns soluços, a sua vida cujo peso lhe era penoso.
O experiente espírita encaminhou o rapaz para o atendimento caridoso do passe.
O médium ministrou o passe naquele rapaz, que havia sido atendido pelo plantão do atendimento fraterno. As forças que atuavam negativamente foram afastadas e ele sentiu-se bem.
Após as palavras de encorajamento e a inscrição do moço no programa de sextas básicas, três irmãos médiuns acompanharam-no até a sua casa para ministrar passe na sua companheira que acabara de perder, por aborto espontâneo provocado pela fome, o filho que ambos esperavam.
Lá na residência humilde, mulher e marido foram orientados para comparecerem no Centro para que o tratamento espiritual seguisse através dos passes.
O tempo passou e, após 3 anos, Joana, esposa daquele rapaz quase demente, anunciara que da sua gravides, já no sexto mês, iria nascer um menino.”

Este ato, cujo paralelo, é uma constante nas casas espíritas, mostra onde estão alguns dos Samaritanos de hoje.

Isto é muito importante e bonito, mas é preciso muito mais.

Quem foi buscar socorro passou por cima do seu egoísmo. Aqueles que o socorreram tiveram facilitada a oportunidade de servir.

Por isso, os que se propõe ajudar, têm que passar por cima do egoísmo, que ainda possam ter, e irem ao encontro daqueles que precisam de socorro. Pois nem sempre os que precisam de ajuda conseguem achar o caminho do Centro Espírita.

Nenhum comentário: