segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Capítulo XVI - Não se pode servir a Deus e a Mamon - 1


Cap. XVI do Evang.Segundo o Espiritismo -(Lucas, Cap. XVI, v. 13.)

A vida é o reflexo de nossos conhecimentos.
Cada ser, dentro do seu conhecimento, sem dúvida, sabe o que ele representa de bom ou de mal no seu meio social.

Se somos ricos, sabemos que devemos colocar a nossa riqueza a disposição do bem, dando a ela a utilização que fomente a produção, ocupando no trabalho redentor irmãos menos favorecidos. Administrando os bens que nos foram emprestados por DEUS e distribuindo a nossa riqueza com os nossos irmãos.

Se somos pobres, sabemos que antes de almejarmos amealhar bens que mudem o nosso “status”, devemos nos entusiasmar pelo trabalho redentor propiciado pelo nosso irmão rico. A multiplicação da riqueza resultante do trabalho profícuo nos transformará em elos imprescindíveis na corrente da produção necessária, para que, cada vez mais, pobres possam ter acesso ao trabalho e à vida digna.

As conjugações de esforços de ricos e de pobres, patrões e empregados, capital e trabalho, são na realidade base para o crescimento espiritual de todos nós, filhos de DEUS, juntos nesta encarnação de provas e de expiação no planeta Terra.

Este esforço que une espíritos que possuem bens terrenos e espíritos que quase nada tem de material a multiplicarem os bens e a sua distribuição leva, no entanto, todos ao compromisso de sublimarem a sua utilização e a sua posse.

As possibilidades geradas pela posse dos bens não devem, jamais, estimular o apego desmedido a eles.

A meta de todos é o crescimento moral. Este patrocina o entendimento, daquilo que todos necessitam, para enfrentarem a experiência da vida, enriquecendo-a com o amor.
A iluminação espiritual será a conseqüência.

O amor a DEUS, na verdade, é a nossa obediência às Suas Leis , sem o que o nosso progresso espiritual ficaria comprometido.

Mas, seja qual for a forma que tentarmos para ficarmos alheios a Elas, incondicionalmente, na sua expressão corretiva, até mesmo pelo sofrimento, lembrarão a todos nós o caminho do bem.

Na nossa vida, portanto, se quisermos progredir, sempre, somente a DEUS DEVEMOS SERVIR.

Nenhum comentário: